Toyota Yaris Cross reprova em teste de segurança, mas não é modelo brasileiro; entenda
SUV obteve duas de cinco estrelas em avaliação do Latin NCAP, que testou versão sem equipamentos disponíveis no País
O Toyota Yaris Cross foi submetido nesta quinta-feira (11) ao teste de segurança do Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP). Segundo a entidade, obteve desempenho aquém do esperado, com duas de cinco estrelas possíveis. Mas há explicação para isso.
O Latin NCAP não explicita que o veículo testado não traz o mesmo pacote do Yaris Cross comercializado no Brasil. O SUV compacto avaliado não tem frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e tampouco controle de cruzeiro adaptativo, itens presentes em todas as versões nas lojas do nosso País.
Bom ressaltar que, em agosto passado, o Toyota Yaris Cross foi avaliado pelo ASEAN NCAP, o equivalente asiático do Latin NCAP. No teste, com as mesmas assistências presentes no modelo vendido no Brasil, obteve nota máxima: cinco estrelas.
Toyota Yaris Cross avaliado pelo Latin NCAP
Segundo o Latin NCAP, o Toyota Yaris Cross com seis airbags (mesmo número de bolsas do brasileiro) obteve 77% em termos de proteção para ocupante adulto, 69,2% para crianças, 55,6% para pedestres e 58% para assistência à segurança. A entidade independente afirma que o SUV compacto foi avaliado em impacto frontal, lateral, lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC.
A potência combinada das opções híbridas plenas é de 111 cv. O câmbio é do tipo transeixo e-CVT, mesmo de Corolla e Corolla Cross.
No Brasil, todas as versões do Toyota Yaris Cross têm seis airbags, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistência e alerta de permanência em faixa. As configurações mais caras vêm ainda com câmera 360°, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e sensor de estacionamento dianteiro.