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Elon Musk conquistou algo impensável há alguns anos: transformar a Tesla na fabricante de carros elétricos mais odiada

Tesla passou de marca mais admirada do setor para mais odiada, com popularidade em níveis historicamente baixos 39% dos consumidores têm uma opinião negativa sobre a marca 61% dos acionistas pedem que Musk se afaste da política e dedique mais tempo à Tesla

30 jul 2025 - 08h11
(atualizado em 30/7/2025 às 15h17)
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Foto: Xataka

Até pouco tempo atrás, a Tesla era considerada uma das empresas mais admiradas e inovadoras da indústria automotiva, destacando-se entre as marcas preferidas pelos consumidores.

No entanto, um estudo recente mostra uma mudança radical na percepção pública da marca, revelando que a fabricante de veículos elétricos se tornou a mais odiada pelos consumidores. Algo que explicaria a queda de 14% nas entregas de veículos registrada pela Tesla em seu balanço do segundo trimestre.

Não são os carros, é a marca

Essa mudança na opinião dos consumidores está amplamente ligada ao cansaço com as promessas não cumpridas da marca em relação a recursos como o FSD (Full Self-Driving) e, principalmente, ao envolvimento político de Elon Musk.

O estudo "Electric Vehicle Intelligence Report", que entrevistou mais de 8 mil pessoas na primavera e no verão de 2025, revelou que a Tesla ocupa o último lugar em popularidade em uma lista de 19 fabricantes de veículos elétricos. 39% dos entrevistados têm uma opinião negativa sobre a marca, percentual muito superior ao de outras fabricantes de carros elétricos, como General Motors, Kia ou Ford, que registram apenas 13% de percepção negativa cada.

Clientes perderam confiança

O relatório observa que "a reputação da marca Tesla continua a cair. A líder do setor continua com sérios problemas junto aos consumidores, como evidenciado pela menor percepção positiva líquida (-13) registrada em nossos dados até o momento, bem como pelo maior percentual total ...

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