Como será o primeiro túnel submerso do Brasil? Obra promete gerar 9 mil empregos e reduzir tempo de viagem de 1 hora para 2 minutos
Projeto que ligará Santos ao Guarujá é um dos mais ambiciosos da infraestrutura nacional
O litoral paulista está prestes a ganhar uma das obras mais ambiciosas da história do Brasil. O túnel submerso Santos-Guarujá, que deve começar a sair do papel nos próximos anos, promete encurtar drasticamente o tempo de travessia entre as duas cidades: o trajeto, que hoje pode levar até uma hora nas filas das balsas, passará a durar cerca de dois minutos.
Mais do que um marco de mobilidade, o túnel deve movimentar a economia local. O governo do Estado de São Paulo estima a geração de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção — um reforço importante para a região da Baixada Santista, que há décadas espera por uma solução definitiva para o problema de deslocamento entre Santos e Guarujá.
A estrutura vai combinar tecnologia, segurança e integração urbana. Segundo informações oficiais, o projeto inclui sistemas de monitoramento 24 horas, ventilação e evacuação automatizadas, além de um centro de controle de tráfego conectado a órgãos de emergência e segurança pública. O objetivo é garantir uma operação eficiente e uma resposta imediata em caso de incidentes, trazendo padrões de segurança semelhantes aos de túneis europeus.
Um túnel, várias formas de atravessá-lo
O projeto não é voltado apenas para veículos motorizados, no entanto. O desenho do túnel prevê uma ciclovia e passagens de pedestres, incentivando deslocamentos sustentáveis e curtos entre as duas cidades. Isso também amplia o acesso a serviços e oportunidades em ambas as ...
Matérias relacionadas
Vivendo no futuro: cidade de Hong Kong é eleita a "mais inteligente" do mundo