Script = https://s1.trrsf.com/update-1754487910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como os pneus afetam o desempenho do seu carro?

Escolha incorreta pode acentuar desgaste, aumentar distância de frenagem, criar desconforto e reduzir aderência afetando toda a segurança

18 fev 2025 - 13h25
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Escolher um bom pneu e manter uma rotina de observação, manutenção e cuidado ajudam a preservar seu carro, economizar com combustível e ter menos prejuízo com o componente de contato com o solo

Os pneus têm papel fundamental no desempenho de qualquer veículo. Além de serem o único ponto de contato com o solo, são responsáveis pela segurança, consumo de combustível, dirigibilidade e conforto. A escolha incorreta pode interferir em vários pontos: acentuar o desgaste, aumentar a distância de frenagem, criar desconforto, forçar a suspensão e reduzir a aderência.

Para evitar que isso ocorra e gere prejuízos, é necessário considerar a medida original das rodas que saem de fábrica - hoje predominantemente de 14 ou 15 polegadas nos veículos de passeios. 

Na hora de comprar pneus, portanto, é necessário observar para qual será sua utilização, lembrando que em condições extremas, como atoleiros, chuva intensa ou até neve, a escolha de modelos inadequados pode comprometer severamente a segurança dos ocupantes.  

"Investir em pneus de qualidade é priorizar segurança, eficiência e desempenho. Motoristas atentos à manutenção e à escolha adequada de pneus têm condução mais confortável, segura e econômica. Antes de comprar novos pneus, é fundamental considerar fatores como seu tipo de veículo, condições climáticas e também o estilo de direção", explica Fernando Soares, Diretor de E-commerce da PneuStore. 

Atualmente, os pneus são compostos de sílica, raion, nylon e borracha butílica, materiais que geram menos resistência ao rolamento, auxiliam na redução do consumo de combustível e emissão de CO². No extremo oposto existem os pneus para carros de alto desempenho, onde a economia de combustível não está na pauta, porém a aderência e resistência são fundamentais para segurança. 

Os pneus usados em superesportivos ou nos chamados track days são construídos com polímeros especiais, fibras de aramida, kevlar - que é uma fibra sintética de aramida ultra resistente - e cintas de aço disposta de modo a incrementar elasticidade e capacidade de suportar altas temperaturas.

Na banda de rodagem sulcos assimétricos melhoram estabilidade lateral e o desenho direcional ajuda na drenagem no caso de piso molhado, reduzindo possibilidade de aquaplanagem. 

A escolha dos pneus para seu carro

Para quem tem veículos de passeio, sejam eles hatches, sedans, SUVs ou as cada vez mais raras station wagons (peruas), estes veículos saem de fábricas equipados em sua maioria com pneus de uso misto. São utilizados desde pisos de asfalto até terrenos com lama e pedra.  

Dependendo do tamanho de roda, é possível optar por pneus que variam de 175/70, passando por 185/60, 195/60 a até 205/65. Estas medidas correspondem à largura em milímetros e o segundo  corresponde a porcentagem da largura em relação a largura.

As rodas no passado eram quase na totalidade de 13 polegadas, e hoje a maior parcela dos veículos são equipadas com rodas aro 14 e 15 - ficando as de aro 17 até 22" reservadas a veículos mais luxuosos. 

Para picapes médias e grandes o indicado é o uso de pneus AT ("All Terrain", ou Todo Terreno); e a medida mais comum é 165/40, com rodas de 17 polegadas. Para quem utiliza este tipo de veículo na maior parte do tempo em estradas de terra, ou trechos com muita lama, o recomendado é equipar as rodas com pneus MT (Mud Terrain).  

Neste tipo de pneu o desenho da banda de rodagem é feito para obter a maior dispersão possível da lama acumulada com maior facilidade, e assim não perder a tração pelo acúmulo de material.  

Carros elétricos ou híbridos têm pneus especialmente desenvolvidos para este tipo de veículo, devido a características de peso e torque. Este tipo de pneu é construído com compostos de borracha de baixa resistência ao rolamento, o que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO².  

Dicas para melhorar o desempenho e a economia 

  • Os pneus trazem avisos. Um é o aviso de desgaste, TWI (Tread Wear Indicator, ou Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem), que é um pequeno relevo na banda. Quando o desgaste atingir esta marca, será necessário substituir o pneu, para atender a legislação de trânsito e garantir a segurança.  
  • Os pneus devem ser trocados também sempre que apresentarem bolhas, cortes, furos sem conserto e quando atingirem 1,6 mm de altura da banda de rodagem, algo facilmente visualizado pelo TWI.
  • Se o motorista for trocar apenas dois pneus, coloque os mais novos no eixo traseiro, independentemente do tipo de tração. Isso se dá pela falta de controle do motorista em relação às rodas de trás, mitigando derrapagens e perda de estabilidade.
  • Importante fazer o rodízio dos pneus de maneira periódica, a cada seis meses ou 10 mil km rodados, para que se desgastem de forma uniforme.
  • Manter a pressão dos pneus adequada é outro fator crítico: pneus mal calibrados aumentam o consumo, aceleram o desgaste irregular e diminuem o poder de controle e resistência.  
  • Importante ressaltar que se deve observar o balanceamento e alinhamento, fatores que contribuem para a longevidade do conjunto e evitam problemas mecânicos no veículo.
Foto: Correio do Interior
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade