Xiaomi "corta" 650 cv do SU7 Ultra e cria conflito com donos
Gigante chinesa quis ainda que proprietários fossem "aprovados" para liberar os mais de 1.500 cv do superesportivo elétrico
Apesar do sucesso de vendas do superesportivo elétrico SU7 Ultra, a Xiaomi teve polêmica recentemente. A gigante da tecnologia, que também fabrica carros, fez uma inesperada atualização remota que enfureceu os donos.
A marca chinesa simplesmente diminuiu, de um dia para a noite, 650 cv dos mais de 1.500 cv do modelo, rival direto do Tesla Model S Plaid e do Porsche Taycan Turbo GT. Talvez a montadora tenha percebido que tamanha pujança nas mãos erradas seja perigoso.
Vale lembrar que o 0 a 100 km/h é feito em um tempo absurdamente rápido: 1,97 segundo. A velocidade máxima? 350 km/h. Além disso, o carro leva apenas 15 s para chegar a 300 km/h.
E mais. De acordo com a Xiaomi, se os proprietários quisessem desbloquear todos os 1.547 cv, eles teriam que comprovar suas habilidades para domar a cavalaria. O teste? Uma volta rápida no modo 'qualificação' em uma pista de corrida aprovada e tempo cronometrado.
De quebra, a fabricante também adicionou um intervalo de 60 segundos para habilitar o launch control seguidamente. A restrição é uma tentativa clara de impedir que os donos usem o controle de largada em todos os semáforos.
Xiaomi se arrependeu
Entretanto, a suposta tentativa de dar mais segurança para quem comprou o SU7 Ultra causou revolta. Os donos do SU7 - agora "só" com 900 cv - foram publicamente exigir a potência integral que pagaram na compra do veículo. Com a repercussão negativa, a Xiaomi fez o chamado rollback e reverteu a atualização - que é feita over the air.
"Agradecemos o feedback apaixonado da nossa comunidade e garantiremos mais transparência no futuro", disse a marca chinesa.
Com três motores e baterias feitas pela CATL, o modelo tem à disposição 93,7 kWh, conseguindo recuperar de 10% a 80% em 11 minutos.
Diferente da versão "convencional", SU7, há pouca coisa, como spoiler traseiro, para-choques esportivos e rodas de 21 polegadas. Além disso, o modelo é maior: tem 5,11 metros de comprimento (+ 12 cm), 1,97 m de largura, 1,46 m de altura e 3,00 m de entre-eixos.
Por dentro, o modelo tem bancos esportivos e Alcântara, detalhes em amarelo-vivo e elementos em fibra de carbono, que contribuem para o peso final de 1.900 kg.