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Xiaomi "corta" 650 cv do SU7 Ultra e cria conflito com donos

Gigante chinesa quis ainda que proprietários fossem "aprovados" para liberar os mais de 1.500 cv do superesportivo elétrico

12 mai 2025 - 17h00
(atualizado em 12/5/2025 às 13h29)
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Apesar do sucesso de vendas do superesportivo elétrico SU7 Ultra, a Xiaomi teve polêmica recentemente. A gigante da tecnologia, que também fabrica carros, fez uma inesperada atualização remota que enfureceu os donos.

A marca chinesa simplesmente diminuiu, de um dia para a noite, 650 cv dos mais de 1.500 cv do modelo, rival direto do Tesla Model S Plaid e do Porsche Taycan Turbo GT. Talvez a montadora tenha percebido que tamanha pujança nas mãos erradas seja perigoso.

Vale lembrar que o 0 a 100 km/h é feito em um tempo absurdamente rápido: 1,97 segundo. A velocidade máxima? 350 km/h. Além disso, o carro leva apenas 15 s para chegar a 300 km/h.

E mais. De acordo com a Xiaomi, se os proprietários quisessem desbloquear todos os 1.547 cv, eles teriam que comprovar suas habilidades para domar a cavalaria. O teste? Uma volta rápida no modo 'qualificação' em uma pista de corrida aprovada e tempo cronometrado.

De quebra, a fabricante também adicionou um intervalo de 60 segundos para habilitar o launch control seguidamente. A restrição é uma tentativa clara de impedir que os donos usem o controle de largada em todos os semáforos.

Xiaomi se arrependeu

Entretanto, a suposta tentativa de dar mais segurança para quem comprou o SU7 Ultra causou revolta. Os donos do SU7 - agora "só" com 900 cv - foram publicamente exigir a potência integral que pagaram na compra do veículo. Com a repercussão negativa, a Xiaomi fez o chamado rollback e reverteu a atualização - que é feita over the air.

"Agradecemos o feedback apaixonado da nossa comunidade e garantiremos mais transparência no futuro", disse a marca chinesa.

Com três motores e baterias feitas pela CATL, o modelo tem à disposição 93,7 kWh, conseguindo recuperar de 10% a 80% em 11 minutos.

Diferente da versão "convencional", SU7, há pouca coisa, como spoiler traseiro, para-choques esportivos e rodas de 21 polegadas. Além disso, o modelo é maior: tem 5,11 metros de comprimento (+ 12 cm), 1,97 m de largura, 1,46 m de altura e 3,00 m de entre-eixos.

Por dentro, o modelo tem bancos esportivos e Alcântara, detalhes em amarelo-vivo e elementos em fibra de carbono, que contribuem para o peso final de 1.900 kg.

Xiaomi SU7 Ultra
Xiaomi SU7 Ultra
Foto: Divulgação
Estadão
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