Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volvo XC90 tem nova geração confirmada para conviver com EX90; veja o que muda

Terceira geração do Volvo XC90 terá motorização híbrida plug-in como alternativa ao elétrico EX90; visual e plataforma serão diferentes em ambos

28 jul 2025 - 06h54
Compartilhar
Exibir comentários

A exemplo de outras marcas tradicionais, a Volvo também voltou atrás nos planos de substituir seus SUVs mais vendidos nas últimas duas décadas por modelos 100% elétricos. Para se ter ideia, há pouco tempo o EX90 era tratado como substituto natural do XC90. No entanto, o veterano acaba de ter nova (e terceira) geração confirmada. Ou seja, o modelo que está no mercado desde o início dos anos 2000 (em 2015 chegou a segunda geração) terá mais tempo de vida.

Quem afirmou foi o CEO da Volvo, Hakan Samuelsson. Para ele, há necessidade de manter carros com motor a combustão no portfólio, em especial, os híbridos plug-in, por conta da alta procura, principalmente, em mercados onde os carros 100% elétricos ainda não viraram realidade devido a problemas como falta de infraestrutura e de confiança por parte do consumidor.

Volvo XC90
Volvo XC90
Foto: Diogo de Oliveira/Estadão / Estadão

A nova geração do Volvo XC90 ainda não tem data cravada de lançamento. Mas é certo que o SUV adotará arquitetura própria e distinta da utilizada pelo EX90. Um dos principais destaques, no entanto, é a autonomia ampla. Deve, desse modo, seguir o exemplo do chinês XC70 - também híbrido plug-in.

O XC90 deverá vir equipado com bateria de 40 kWh de capacidade. A autonomia, no entanto, deve chegar a quase 200 km, de acordo com o ciclo CLTC. Cabe salientar que o Inmetro é bem mais rígido, logo, no Brasil, esse alcance não deve superar tanto os 47 km da geração atual.

Volvo EX90
Volvo EX90
Foto: Volvo/Divulgação / Estadão

Por falar nela, o XC90 atual combina um motor 2.0 turbo a gasolina e um elétrico que, juntos, somam 462 cv de potência e 72,3 mkgf de torque. Em números, vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e registra 180 km/h de velocidade máxima. A bateria, recarregável em tomadas, tem capacidade de 18,8 kWh.

Plataforma

Enquanto o XC90 atual usa a plataforma Scalable Product Architecture (SPA) e o EX90 recorre à SPA2, o novato deverá estrear com a Scalable Modular Architecture (SMA) do novo XC70. Modular, a base criada pela chinesa Geely, além de moderna, reduziria os custos de produção do SUV grande. Certamente, uma vez produzido, não vai demorar a chegar ao Brasil. A data, o preço e até o visual, no entanto, seguem sob sigilo.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade