Volvo EC40 Ultra é SUV elétrico poderoso e com longo alcance
Versão de topo de linha do Volvo EC40 impressiona no desempenho, com 414 cv, e na autonomia, que chega a 404 km; cabine é sofisticada
A Volvo foi uma das primeiras marcas de carros a acelerar a eletrificação. Em 2020, surpreendeu ao tirar de linha o XC40 híbrido, na época um sucesso de vendas. O modelo passou a ser vendido apenas em versões a bateria.
Logo depois, lançou o C40, primeiro carro já nascido elétrico. Agora, a fabricante atualiza os nomes dos dois SUV médios, que passam a se chamar EX40 e EC40 - a letra "E", claro, indica que os modelos são exclusivamente elétricos.
Para a linha 2025, a Volvo não mexeu no visual do EC40. Portanto, o SUV-cupê mantém o porte mais avantajado, com linha de cintura alta e um toque de esportividade na traseira.
O destaque no desenho são justamente as lanternas que descem em diagonal pelas colunas com pontilhados modernos de LEDS e formam colchetes que contornam a tampa. Na frente, os faróis mantém a assinatura diurna chamada comumente de "Martelo de Thor".
O interior também não recebeu mudanças nesta troca de nome. Mas continua uma das cabines mais modernas e interessantes entre SUVs elétricos premium.
O painel do EC40 é minimalista e tem poucos botões. Basicamente há uma barra central com o botão físico de ajuste do volume do som, e outros, como o botão do pisca alerta. Assim, quase todos os recursos do carro são ajustados pelo multimídia com tela central de 9 polegadas.
Além disso, o motorista conta com mais um display de 12,3 polegadas atrás do volante, para o quadro de instrumentos. Ali são mostrados os dados de bordo, velocímetro, autonomia da bateria e mapas dE GPS.
É possível customizar as informações. Uma coisa legal é que o Volvo EC40 vem com chip de internet e permite, por exemplo, e buscar eletropostos mais próximos, calcular a distância e autonomia, e planejar uma viagem.
O acabamento a bordo é dos melhores, embora também seja sóbrio, sem grande variação de cores. Entretanto, os materiais transmitem alta qualidade e são todos ecológicos e de origem sustentável. Um destaque é a iluminação no painel que mostra uma topografia. É um charme a bordo.
EC40 Ultra tem acelerações poderosas e bateria duradoura
Nesta avaliação, aceleramos o Volvo EC40 na versão de topo de linha Ultra. Esta tem dois motores elétricos e desempenho poderoso. São 414 cv de potência combinada e um torque máximo de 68,3 kgfm, com tração integral AWD sob demanda.
Conforme a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h é digna de carro esportivo: só 4,7 s. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h para preservar a bateria de 82 kWh, que surpreende no alcance.
Durante os testes com o SUV-cupê, não houve drama. Com 100% da carga, são 404 km pelo Inmetro, mas o carro estava com 89% da bateria quando chegou. O painel indicava autonomia de 349 km. Mas, com o sistema de recuperação de energia, e rodando a maior parte do tempo no trânsito, o EC40 mostrou eficiência e consumo de energia moderado.
Para recarregar, aliás, o tempo de espera varia conforme a estação. Em eletropostos de carregamento rápido em corrente direta (DC), com potência de 150 kW, leva-se cerca de 34 minutos para encher até 80% da carga.
Já em tomadas comuns (10 amperes e 220 volts), pode-se levar cerca de 37 horas. Ou seja, para emergências. O mundo ideal é ter um Wallbox (até 11 kW). Neste caso, a carga completa levará em torno de 8 horas.
Para além da autonomia, realmente o desempenho do Volvo EC40 é um ponto alto. O SUV-cupê acelera muito rápido e sem fazer muito barulho ? o silêncio na cabine também impressiona. Retomadas são igualmente rápidas com respostas prontas ao pedal do acelerador.
Volvo EC40 vale a compra?
Dentro do universo de carros elétricos, o Volvo EC40 é um dos mais interessantes do ponto de vista de desempenho e autonomia. Mesmo o preço de R$ 384.950 é competitivo diante de modelos rivais, como, por exemplo, o BMW iX2, que custa a partir de R$ 463.950.
Com 4,43 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,70 metros, o SUV-cupê da marca sueca tem tamanho próximo de um Jeep Compass, mas com cabine maior.
Outros pontos fortes no Volvo EC40 são a conectividade e o pacote de equipamentos. O multimídia, por exemplo, tem sistema do Google conectado, com chip próprio de internet e que permite baixar e usar aplicativos sem necessidade do celular e rede 5G.
Com isso, é possível programar viagens e localizar pontos de recarga facilmente pela tela do painel. Além disso, uma vez feito o login via Gmail, o sistema puxa as preferências e dados.
Por último, a lista de conteúdos é realmente sofisticada. Há desde rodas de liga leve de 20 polegadas com acabamento diamantado, a teto solar panorâmico com proteção ultravioleta, câmeras de visão 360º, porta-malas com abertura elétrica e sistema de som premium da Harman Kardon com 13 alto-falantes e 60 Watts.
E, claro, há um vasto leque de assistentes de condução semiautônoma (pacote ADAS), além de alerta de ponto cego e muitos sensores.
PRÓS
Desempenho forte, acabamento caprichado e ecológico, espaço interno amplo e longo alcance são alguns dos principais trunfos do EC40;
CONTRAS
Interior é sóbrio diante de rivais como o BMW iX2, multimídia exige cabo para espelhamento com Apple iPhone e túnel central alto rouba espaço no banco traseiro.
FICHA TÉCNICA
Volvo EC40 Ultra
Motores: Dois elétricos, um em cada eixo
Potência combinada: 414 cv (300 kW)
Torque máximo combinado: 68,3 kgfm (607 Nm)
Câmbio: Automático; tração AWD
Bateria: 82 kWh
Autonomia da bateria: 404 km
Comprimento: 4,43 m
Largura: 1,85 m
Altura: 1,58 m
Entre-eixos: 2,70 m
Altura do solo: 17,1 cm
Peso (ordem de marcha): 2.185 kg
Porta-malas: 413 litros + 31 litros (cofre dianteiro)
Aceleração 0-100 km/h: 4,7 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Preço: 384.950
