Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Volkswagen Tera: já sabemos a data do lançamento do SUV

Modelo será lançado no Carnaval, no começo de março, em um evento que vai acontecer no Sambódromo no Rio de Janeiro (RJ)

31 jan 2025 - 17h10
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Volkswagen Tera - lançamento mais importante da marca nos últimos anos e um dos carros mais emblemáticos de 2025 - será lançado no começo de março, no final de semana de Carnaval

O Volkswagen Tera será lançado no Carnaval. O mais novo produto da marca, pensado e desenvolvido para a mobilidade do futuro, atendendo às necessidades do consumidor moderno, será apresentado no começo de março, em um evento que a Volkswagen vai promover no Sambódromo no Rio de Janeiro (RJ).

A Volkswagen chama o Tera de "novo ícone pop" - e talvez por isso tenha escolhido simplesmente o maior evento de entretenimento do Brasil, quiçá do mundo, para fazer o lançamento. Por ora estas são as únicas informações disponíveis sobre a apresentação do modelo.

Como será o Volkswagen Tera

Já falamos um pouco sobre o carro por aqui. Feito sobre a plataforma MQB A0, o Tera vai estrear um novo segmento dessa base modular, chamado "A0-In" e deve chegar com preços que fiquem justamente entre o Polo e o Nivus.

Ou seja, falamos de mais um SUV que quase não é SUV, tal qual Fiat Pulse, Renault Kardian - seus dois principais concorrentes atualmente - e também dos futuros Honda WR-V e do SUV da Chevrolet feito com base no Onix.

Posicionado como crossover, embora também com adereços de utilitário e proposta de carro de família, o Tera deverá chegar com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil - mais ou menos onde terminam os valores do Polo e onde começam os do Nivus.

Qual a meta do Volkswagen Tera?

O Tera chegará para ser simplesmente um dos carros mais importantes da marca no país. Dizemos isso por acompanhar o crescimento do mercado de SUVs no Brasil e no mundo - em setembro de 2024, a categoria representou 47,91% dos emplacamentos. Ou seja, quase metade do mercado é de utilitários.

O Tera também virá para fazer o que o Pulse não conseguiu realizar na Fiat - embora na marca italiana existam outros fatores, como o sucesso absurdo comercial das picapes (Strada e Toro) e a forte presença de hatches de entrada, como Mobi e Argo - e do SUV "irmão de plataforma", o Fastback.

Na Volks, o Tera terá concorrência interna apenas do Polo, ainda que o hatch hoje tenha mais foco - devido às versões oferecidas - em vendas comerciais e para frotas. Isso posto, fica claro o que a Volks quer fazer: concentrar as vendas de varejo em seus três (e futuramente quatro) SUVs - Tera, Nivus, T-Cross e Taos.

De acordo com a marca, o nome Tera é justamente inspirado em tecnologia. A empresa quer passar ao cliente a mensagem de que produz carros cada vez mais tecnológicos, conectados e seguros.

"Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, explicou Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil, no comunicado que revelou o nome do carro no ano passado. Reparou? A expressão "ícone pop" já havia sido utilizada em novembro, ou seja, a Volks já devia ter no planejamento que o modelo seria lançado durante o Carnaval.

Vai conseguir?

A Volkswagen tem muita capacidade comercial e o que a marca vem fazendo com o Polo é impressinante - o hatch quase tomou no ano passado o posto de carro mais vendido do Brasil da Fiat Strada, líder desde 2021.

Força fabril para isso o carrinho vai ter.

"Primo" de plataforma do Skoda Kylaq, ele será feito em Taubaté (SP) e deverá usar só o motor 1.0 TSI turboflex de até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque - o mesmo do Polo. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático Tiptronic de seis velocidades.

Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Foto: João Buffon/Guia do Carro/VW Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade