Volkswagen não aguenta mais as tarifas de Trump e já perdeu U$ 1,5 bilhão
Maior montadora da Europa reportou perda de 1,5 bilhão de dólares no primeiro semestre por causa das tarifas dos Estados Unidos
A Volkswagen reportou nesta sexta-feira, 25, em Berlim, perda de US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre por causa das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. Em moeda europeia, o impacto é de 1,3 bilhão de euros. A Volkswagen não aguenta mais essas tarifas, por isso reduziu suas projeções de vendas e margem de lucro para 2025.
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A informação é da agência Reuters, que reportou uma queda de até 4,6% nas ações da Volkswagen após a abertura do mercado de capitais. Mas, no meio da manhã, as ações subiram 2,5%. Maior montadora da Europa, a VW reduziu sua projeção de margem de lucro operacional para 4% a 5% (antes era de 5,5% a 6,5%).
Segundo a Reuters, “montadoras globais registraram bilhões de dólares em prejuízos e algumas emitiram alertas de lucro devido às tarifas de importação dos EUA”. Mas não é só isso: “A indústria europeia também enfrenta uma concorrência acirrada da China e regulamentações domésticas que visam acelerar a transição para veículos elétricos”.
Esta semana, por exemplo, a Porsche disse aos seus empregados que o modelo de negócio que funcionou durante décadas já não funciona mais. O maior problema da Porsche é a perda de vendas na China. Mesmo assim, a montadora alemã de carros esportivos mantém sua firme aposta em carros elétricos.
O Porsche Macan Electric está vendendo bem e há uma grande expectativa para a chegada do Cayenne Electric, que pode ser favorável à fabricante de Stuttgart. Os carros a combustão e híbridos, entretanto, seguem sendo fundamentais para a Porsche.
A Volkswagen torce para que a União Europeia consiga reduzir as tarifas de Trump de 25% para 15%, em um acordo parecido com o que foi feito entre o Japão e os Estados Unidos esta semana. A queda de vendas do Grupo VW nos EUA, em apenas três meses de tarifas, foi de 10%. O mercado da América do Norte representou 18,5% das vendas globais da montadora no primeiro semestre.