Volkswagen faz edição final de Touareg com motor a combustão
Modelo é versão "mais acessível" do Audi Q7 e o SUV mais sofisticado da Volks, e já foi vendido no Brasil
Após mais de duas décadas de serviço, o fim do Volkswagen Touareg está oficialmente decretado. A marca anunciou que seu SUV mais sofisticado deixará de ser produzido em março de 2026, encerrando uma trajetória de 24 anos e cerca de 1,2 milhão de unidades vendidas desde 2002. Seu fim será através da nomenclatura "Final Edition", que marca o encerramento de uma era para o portfólio da Volks.
O Touareg estreou em 2002, durante o período de transição após a gestão de Ferdinand Piëch, e simbolizava o auge das ambições da VW de competir com marcas premium. Dividindo plataforma com Porsche Cayenne e Audi Q7, o SUV ofereceu motores lendários, incluindo um V10 TDI e um W12 a gasolina, e sobreviveu a três gerações.
Enquanto ele se despede, seus parentes próximos continuarão firmes: a Porsche manterá o Cayenne até a próxima década, a Audi prepara um novo Q7, e tanto a Bentley quanto a Lamborghini seguirão com Bentayga e Urus, este último prestes a ganhar uma segunda geração híbrida plug-in em 2029.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!