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Volkswagen começa a testar sistema híbrido flex eTSI

Conjunto eletrificado da VW vai unir o motor 1.0 turboflex a uma unidade elétrica; híbrido leve pretende reduzir consumo e emissões

4 nov 2024 - 17h05
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A nova fase do Proconve, a L8, estreia em janeiro de 2025 e vem deixando as montadoras de cabelos em pé. Tanto que não é raro ler notícias sobre flagras de novas configurações eletrificadas (híbrido ou elétrico) em testes Brasil afora. A última delas é a da Volkswagen.

De acordo com flagra publicado pelo perfil Placa Verde, no Instagram, um Volkswagen Polo que roda camuflado carrega o novo motor híbrido leve flex que a montadora vem desenvolvendo. Isso fica claro por conta dos sensores instalados nas rodas, que têm por missão medir consumo e pressão dos pneus.

Apesar de camuflado, fato que nos leva a imaginar que ele ainda deve esconder novidades visuais, não é certo que o próprio Polo seja o responsável pela estreia da nova mecânica.

Nem mesmo o nome do novo sistema da Volkswagen foi definido. A princípio, a mecânica que vai combinar o 1.0 turboflex de três cilindros a um pequeno conjunto elétrico de 12V ou 48V pode ser chamada de eTSI. Afinal, o conjunto a combustão chama-se TSI e a letra "e" especificaria a eletrificação.

Pelo menos foi isso o que o Autos Segredos revelou lá em 2022.

Como funciona o sistema?

Para funcionar, o sistema híbrido leve flex une o motor a combustão a um conjunto elétrico que substitui o alternador e o motor de partida.

Além de fornecer energia para gerar torque adicional, ele auxilia o propulsor a combustão em arrancadas e acelerações, reduzindo seu esforço e, desse modo, gerando economia de combustível. Em síntese, tem bateria de íons de lítio de 12 Volts. Não será possível, ainda, rodar com emissões zero.

Volkswagen Polo Track
Volkswagen Polo Track
Foto: Divulgação VW
Estadão
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