Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo VW Golf aparece pela primeira vez, mas estreia só deve acontecer em 2028

Nona geração do hatch médio terá nova plataforma e versão elétrica que será chamada de ID Golf

11 mar 2026 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

Enquanto o Brasil espera as primeiras unidades do Golf GTI chegarem, a Volkswagen se prepara para lançar a nona e nova geração do hatch médio na Europa. Apesar de estar programado só para 2028, o modelo teve um teaser vazado pelo IG Metall, um dos maiores sindicatos metalúrgicos do mundo - e o maior da Alemanha.

Nona e nova geração do Volkswagen Golf deve surgir em 2028 com versões elétricas e a combustão
Nona e nova geração do Volkswagen Golf deve surgir em 2028 com versões elétricas e a combustão
Foto: Divulgação/IG / Estadão

Apesar da primeira foto apenas com a silhueta não revelar muito, o novo VW Golf terá versões elétricas, elétrica de autonomia estendida (REEV) e, claro, a combustão.

Um dos destaques será a inédita e sofisticada plataforma Scalable Systems Platform (SSP), desenvolvida em parceria com a Rivian, marca norte-americana de carros elétricos.

A base também atenderá outras marcas do Grupo VW, como Audi e Porsche. Dentro da fabricante Volkswagen, no entanto, a estreia será justamente na nova geração do hatch médio.

Alemanha, Polônia ou México?

O futuro Golf elétrico ainda terá arquitetura 800V. Isso dará uma capacidade de recarga ultrarrápida, como a bateria ir de 10% a 80% em pouco mais de dez minutos.

Outra novidade é o nome. A variante elétrica do modelo deve se chamar ID Golf. A VW modificou a estratégia de nomenclatura e, em vez de números, os carros movidos a baterias terão o prefixo aliado a nomes tradicionais, como visto nos recentes ID Polo e no ID Cross.

A revelação da imagem não é por acaso. Durante uma reunião com trabalhadores da fábrica de Wolfsburg, a VW reiterou que a produção do Golf continuará na Alemanha.

Porém, especulações dão conta que a construção do novo carro ainda possa ser na Polônia ou até na unidade fabril em Puebla, no México.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade