Vem mais chinesa por aí? Xpeng revela planos para o Brasil
Fabricante quer ampliar sua presença global, já opera em 30 países e diz que "monitora de perto" oportunidades na região da América do Sul
Mais uma marca de carros eletrificados, inteligentes e conectados anuncia planos para o Brasil e toda região da América Latina: a Xpeng, que já opera em outros 30 país ao redor do planeta
É possível que BYD, GWM, GAC, Geely, JAC, Chery e demais fabricantes chinesas vejam mais uma marca conterrânea pintar por aqui nos próximos anos. Falamos da Xpeng, que revelou nos últimos dias ter planos para operar e até fabricar carros no Brasil.
Segundo Brian Gu, vice-presidente e copresidente global da Xpeng, em entrevista à Bloomberg TV, a marca "monitora de perto" oportunidades na região da América do Sul, incluindo o Brasil. A ideia é investir em mercados estratégicos, como o brasileiro e o mexicano - o que demandararia aportes significativos.
Problema para a marca chinesa? Nenhum.
Vale destacar que a Xpeng deve começar a fabricar na Indonésia ainda este ano e já avisou que constrói na Alemanha um centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para fortalecer a presença em novos mercados e reduzir a dependência de suas fábricas na China.
A Xpeng é mais uma marca com potencial enorme na produção de carros eletrificados e "inteligentes", assim como a Tesla e a própria BYD. A marca aposta, por exemplo, em carros com IA (Inteligência Artificial).
Não é certo de que a empresa de fato terá operações de vendas, importação ou fabricação no Brasil. Sequer existe um cronograma para isso acontecer. Mas há oficialmente interesse da fabricante em entrar na América Latina para seguir com seu plano global de expansão.
O que nos resta é esperar pelas próximas decisões.