Tudo sobre o Leapmotor 03, carro elétrico de R$ 39 mil
Carrinho compacto é vendido na China por 49.900 yuans, o equivalente R$ 39 mil, será vendido na Europa e chega ao Brasil no início de 2025
Um carrinho elétrico de baixo custo é o principal plano da Leapmotor, marca chinesa parceira do Grupo Stellantis, que será lançada no Brasil em 2025. O hatch 03 promete ser o carro-chefe dessa operação
Leapmotor 03 é um nome que promete fazer barulho no mercado brasileiro de automóveis. Não, calma, ele não vai custar R$ 39 mil por aqui - esse é o preço equivalente do modelo no mercado chinês.
Leapmotor é uma divisão de carros elétricos do Grupo Stellantis já anunciada para o Brasil. Só que, por aqui, ele deve custar o que hoje vemos sendo cobrado por modelos como BYD Dolphin Mini, JAC e-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech: algo entre R$ 100 mil e R$ 130 mil. Mas como esse carrinho é?
Apesar de pequeno - são 3,62 metros de comprimento, 1,65 m de largura, 1,57 m de altura e 2,40 m de entre-eixos, com porta-malas de 210 litros -, ele é completo e tecnológico, como a maioria dos rivais citados.
Deverá ser vendido com pacote ADAS nível 2 (com aviso de saída de faixa, sensor de fadiga, leitor de placas automático e alerta de colisão); painel de instrumentos digital de 8", central multimídia com tela de 10,1", teto solar panorâmico, câmera de ré e rodas de liga aro 15.
Visualmente, lembra um pouco um Fiat 500, embora sem o mesmo charme. Veja as fotos desta reportagem e veja como o desenho do carrinho é simpático.
Lá fora, ele usa um motor elétrico que é alimentado por uma bateria de 41,3 kWh - são 96 cv e 16 kgfm de torque. Pode chegar a 130 km/h e rodar até 280 quilômetros no ciclo WLTP europeu, de acordo com a marca. Se retirarmos 30% dessa estimativa, poderíamos antecipar que o consumo do PBEV/Inmetro será de algo próximo a 196 quilômetros. Ou seja, algo exclusivamente urbano.
O Leapmotor 03 acaba de chegar ao mercado europeu - ele, inclusive, deve começar a ser fabricado no final deste ano na sede da Stellantis em Tychy, na Polônia, onde o Fiat 500 a combustão era produzido - por iniciais 18.900 euros (quase R$ 116 mil), embora com 1.000 euros de bônus na fase de lançamento (quase R$ 110 mil).
Os modelos da Leapmotor no Brasil, no entanto, ainda não foram oficialmente confirmados, embora já estejam praticamente certos, pois já foram em testes próximos a Betim (MG), cidade onde fica a sede e principal fábrica da Stellantis no Brasil. Falamos do 03 e de um SUV grande que é conhecido lá fora como C10 - ele tem o tamanho de um Jeep Commander.