Toyota vira a chave e vai fabricar baterias e carros elétricos também nos EUA
Depois da China, onde já tem uma fábrica de baterias e de elétricos, Toyota acelera desenvolvimento de baterias e BEVs nos Estados Unidos
A Toyota está mesmo virando a chave em direção aos elétricos, temerosa de ficar sem relevância no segmento que mais avança em termos de tecnologia, embora o crescimento das vendas ainda seja oscilante na Europa e nos Estados Unidos.
Primeiro foi o lançamento de uma nova empresa em Xangai, na China, encarregada do desenvolvimento e da produção local de carros elétricos e baterias Lexus. Nesta quinta-feira, 2, a Toyota anunciou investimentos adicionais em recursos humanos e áreas de crescimento.
A novidade é a abertura da primeira fabricação de baterias da Toyota no exterior, a TBMNC, nos EUA. Com os preparativos de produção concluídos, a planta está pronta para começar a enviar baterias já em abril.
A fábrica americana produzirá baterias para veículos híbridos (HEVs), veículos híbridos plug-in (PHEVs) e totalmente elétricos (BEVs) da Toyota. O investimento total será de aproximadamente US$ 14 bilhões, com planos para criar cerca de 5.000 novos empregos.
“Estabelecer uma empresa que lida com tudo, do desenvolvimento à produção, permitirá que a Toyota ofereça veículos adaptados às necessidades locais rapidamente”, disse a montadora japonesa em comunicado.
A produção está programada para começar em 2027 ou depois. No início, a TBMNC empregará aproximadamente 1.000 pessoas e expandirá gradualmente sua capacidade de produção inicial de 100.000 veículos.
Das 14 linhas de montagem, 10 vão produzir baterias para BEVs e PHEVs e quatro serão para os híbridos (HEVs). “Até 2030, a Toyota estima que a produção total chegará a 30 GWh por ano – o suficiente para mais de 400.000 BEVs com capacidade de bateria de 70 kWh”, disse o site InsideEVs..
Embora as operações de produção atuais na China sejam joint-ventures com fabricantes locais, a nova empresa será totalmente financiada pela Toyota.
Mas a Toyota terá de correr. A empresa ainda está atrasada na oferta de BEVs. Vendeu apenas 140 mil carros elétricos no ano passado e seu único modelo é o BZ4X, desenvolvido em parceria com a chinesa BYD.
Mas, recentemente, a Toyota anunciou que lançará de cinco a sete carros elétricos nos EUA até 2027 (o plano, do final de 2021, era ter lançado antes, mas a retração do mercado mudou a data para 2027).
“O desenvolvimento e a produção de veículos eletrificados e baterias fortalecerão ainda mais uma estratégia multicaminho adaptada às necessidades locais”, disse a Toyota.