Toyota vai retomar produção de carros no Brasil em novembro; confira o cronograma
Segundo o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, a retomada começa no dia 3 de novembro nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, que estava para ser desativada
A Toyota vai retomar, em 30 dias, a produção de carros no Brasil, após uma tempestade destruir boa parte da fábrica de motores da empresa em Porto Feliz, no dia 22 de setembro. A planta do interior de São Paulo abastece as linhas de produção do Corolla (sedã) e do Corolla Cross (SUV médio). Bem como do hatch Yaris, que continua sendo feito para exportação,
Conforme o presidente a Toyota do Brasil, Evandro Maggio, a retomada será gradual "priorizando a saúde e segurança das pessoas e a qualidade dos produtos." O executivo diz que a volta da produção será possível graças ao envio, por outras unidades da empresa no exterior, de peças e motores.
Inicialmente, a Toyota voltará a fabricar apenas as versões híbridas da linha Corolla. Isso porque os conjuntos propulsores desses carros, que unem motores elétricos e a combustão, vêm do Japão. Portanto, a oferta desses sistemas não foi afetada pela paralisação da fábrica de Porto Feliz.
Toyota voltará a fazer carros a combustão em 2026
De acordo com a Toyota, a meta para novembro e dezembro inclui recuperar a produção do volume da linha híbrida que deixará de ser feita no período de 23 de setembro a 31 de outubro. Seja como for, a volta da fabricação de veículos com motores apenas a combustão está prevista para ocorrer apenas em janeiro de 2026.
Vale dizer que já há falta de produtos nas concessionárias. O Jornal do Carro apurou que algumas lojas suspenderam as vendas da linha Corolla, por exemplo. Em outras há apenas modelos blindados, cujos preços são cerca de R$ 60 mil mais altos que os da tabela sem a proteção balística. Enquanto a produção não é retomada, a Toyota orientou as autorizadas a focar a oferta de serviços, como revisões e reparos.
Assim como de carros feitos fora do País que, portanto, não tiveram a oferta afetada. "Temos a Hilux (picape) e o SW4 e acabamos de lançar a Hiace (vans e furgões) no Brasil", afirma Maggio. Os três modelos são produzidos na fábrica da Toyota em Zárate, na Argentina. Além disso, há o RAV4, SUV importado do Japão nas opções híbrida e híbrida plug-in (as baterias são recarregadas em tomadas).
Lançamento do Yaris Cross é adiado
Segundo Maggio, o lançamento do Yaris Cross, que estava marcado para o fim de outubro. Embora o presidente da Toyota não tenha revelado a nova data, a expectativa passa a ser o segundo trimestre de 2026. Vale dizer que o modelo era a grande aposta da Toyota para o Brasil nos últimos anos. O SUV compacto terá versões convencionais e híbridas.
Conforme o executivo, ainda não há previsão de quando as operações da planta de Porto Feliz serão retomadas. De acordo com ele, 2/3 do telhado da unidade foram destruídos e o restante terá de ser refeito. Portanto, a prioridade é transferir os equipamentos para uma área provisória, para avaliação, reparo e, eventualmente, envio a outras plantas.
Com isso, a empresa suspendeu temporariamente o contrato de trabalho (lay-off) de cerca de 600 dos 700 colaboradores de Porto Feliz. Por sua vez, os empregados das plantas de Sorocaba e Indaiatuba vão retornar ao trabalho no fim do período de férias emergenciais. Ou seja, no próximo dia 21 de outubro.
Veja a íntegra da carta enviara pelo presidente da Toyota do Brasil à imprensa:
Sorocaba, 03 de outubro de 2025
Caros (as) colegas da imprensa,
A Toyota do Brasil agradece profundamente as várias mensagens de apoio e solidariedade de governos, autoridades, associações, sindicatos, montadoras, fornecedores, distribuidores, concessionários, parceiros, colaboradores e da sociedade nas últimas semanas, após o incidente que afetou a planta de motores de Porto Feliz (SP). Esse suporte reforça a união de esforços em prol do desenvolvimento da indústria nacional.
Com grande apoio dos executivos da matriz, demais unidades da Toyota no mundo, fornecedores e um time de colaboradores dedicados, a empresa comunica seu plano de retorno gradual das operações em Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).
A partir do dia 3 de novembro, ocorrerá a retomada gradual da produção de veículos nas fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP), priorizando a saúde e segurança das pessoas e a qualidade dos produtos.
A retomada ocorrerá com motores e peças importados de outras unidades no exterior. Nesta primeira etapa, a Toyota do Brasil produzirá as versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, tanto para os mercados doméstico quanto de exportação, sendo que o plano de produção para novembro e dezembro contempla a recuperação do volume de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Na fábrica de Porto Feliz (SP), o reinício das operações segue sem prazo definido devido à grande extensão dos danos. Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades.
Com isso, a suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada somente aos colaboradores de Porto Feliz, enquanto os colaboradores de Sorocaba e Indaiatuba retornam ao trabalho no dia 21 de outubro, após o término das férias emergenciais.
Em janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais será retomada tanto para o mercado brasileiro quanto para exportação, abrangendo os veículos da linha de produção atual - Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, exclusivamente para exportação. A produção aumentará gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro.
Quanto ao modelo Yaris Cross, a Toyota segue em preparação e a data do seu lançamento será informada em breve.
A empresa está atenta à evolução da situação e manterá a todos informados sobre eventuais ajustes no plano de retomada.
A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores, nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe.
Atenciosamente
Evandro Maggio
Presidente
Toyota do Brasil