Tesla Model Y com 7 lugares está de volta, mas espaço não é o forte do elétrico
Retorno da versão de 7 lugares do SUV elétrico quer levantar as vendas do modelo, que não é mais novidade
A Tesla se prepara para relançar o Model Y com sete lugares. A nova configuração quer reforçar o apelo da versão atualizada do SUV, conhecida como Juniper, e chega em um momento crucial: a marca enfrenta queda na demanda em mercados estratégicos e vem perdendo participação no segmento de elétricos. O retorno da terceira fileira pode ser uma forma de manter o interesse em no modelo, que já não é mais novidade.
A configuração de sete assentos não é inédita no Model Y. Ela chegou em 2021, mas deixou de ser oferecida no ano seguinte, retornando brevemente em 2024 em mercados limitados. Contudo, a Tesla ainda não divulgou imagens da nova versão, e a foto usada para ilustrar a novidade refere-se ao modelo anterior.
E-mail interno deu pistas sobre Model Y de sete lugares
As primeiras informações sobre a reestreia surgiram após o vazamento de um e-mail interno, no qual o SUV foi descrito como "com capacidade para até sete pessoas e espaço suficiente para os equipamentos de todos", segundo um tuíte do usuário DennisCW.
?? Tesla just sent a new email out
"Everything You Need in an Electric Vehicle"
Notice anything?
h/t Noone pic.twitter.com/rj6XdLBi3a
— DennisCW | wen myp (@DennisCW_) June 6, 2025
Como as dimensões externas do Model Y Juniper permanecem as mesmas, a terceira fileira continuará com espaço bastante limitado. A linha de teto inclinada e o porte compacto tornam o último banco mais adequado para crianças ou adultos de baixa estatura em trajetos curtos. A Tesla provavelmente irá manter o recurso de rebatimento dos bancos, presente na configuração anterior.
Ainda não há informações oficiais sobre preços, mas é provável que a adição da terceira fileira represente um custo extra de alguns milhares de dólares, como ocorreu anteriormente. Essa estratégia permite que a Tesla ofereça mais opções sem modificar profundamente a arquitetura do veículo, algo que pode atrair famílias numerosas ou consumidores que precisam de espaço.
Tesla Model Y Performance está a caminho
Em paralelo, a marca também desenvolve uma nova versão do Model Y Performance. Essa futura configuração deverá compartilhar o conjunto motriz com o novo Model 3 Performance, incluindo motor duplo, 510 cv de potência e torque de 79,5 mkgf. A expectativa é de aceleração de 0 a 100 km/h em aproximadamente 3,2 segundos e autonomia próxima de 475 km.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
