Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tera MPI ou Basalt Feel: qual o melhor SUV de entrada?

Comparamos as versões mais baratas dos SUV mais baratos da Volks e Citroën

15 jun 2025 - 08h00
(atualizado em 16/6/2025 às 10h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado nacional de SUVs foi mexido e remexido com a chegada do VW Tera, cujo lançamento vendeu 12 mil unidades em menos de uma hora. A versão básica MPI, que chegou a custar R$ 99.990 em suas 999 primeiras unidades, esgotou rapidamente, deixando a pergunta: como ele se sai contra o arquirrival da Stellantis, o Citroën Basalt Feel?

Desempenho e Consumo: motor 1.0 aspirado tem foco na economia

Volkswagen Tera 1.0 MPI
Volkswagen Tera 1.0 MPI
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Embora aclamados por seus motores turbo, tanto Tera quanto Basalt tiveram que abrir mão da turbina em suas versões básicas, restando apenas os motores 1.0 aspirados. No VW, o conjunto MPI, emprestado do irmão Polo Track, entrega 77 cv/9,4 mkgf com gasolina e 84 cv/10,3 mkgf com etanol.

Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Isso o coloca em leve vantagem sobre o Basalt, que na versão Feel entrega 71 cv/10 mkgf com gasolina, e 75 cv/10,5 mkgf com etanol. Ambos oferecem câmbio manual de cinco velocidades. Quanto ao consumo, os dois modelos tem médias bastante parelhas. A seguir, os valores de consumo urbano e rodoviário, respectivamente, segundo o Inmetro:

Dimensões e porta-malas

Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Em matéria de espaço, o SUV da Citroën assume a pole. O Basalt Feel possui 4,34m de comprimento, 1,82?m de largura e 1,58?m de altura, com entre-eixos de 2,64?m. O porta-malas tem capacidade de 490 litros, e o tanque de combustível comporta 47?litros.

Volkswagen Tera 1.0 MPI
Volkswagen Tera 1.0 MPI
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

Já o VW Tera, por sua vez, é menor em todas as medidas. O SUV mede 4,14?m de comprimento, 1,77?m de largura e 1,50?m de altura, com entre-eixos de 2,56?m. Seu porta-malas comporta 350 litros, com tanque de combustível de 49?litros.

Itens de série

Volkswagen Tera 1.0 MPI
Volkswagen Tera 1.0 MPI
Foto: Volkswagen/Divulgação / Estadão

O Tera 1.0 MPI conta com quadro de instrumentos digital com tela de 8? e central multimídia com 10,1?, conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Há também 6 airbags, frenagem autônoma de emergência, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e mais.

Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Já no Basalt Feel, há ar-condicionado digital, central multimídia de 10,25? com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, painel digital, rodas de liga aro 17, câmera de ré, 4 airbags, ESC, sensores de estacionamento, chave presencial, vidros elétricos nas quatro portas e mais.

Valores

Por fim, nos valores a briga segue acirrada. O VW Tera MPI, embora tenha tido preço de R$ 99.990 em seu lançamento, agora custa R$ 103.990, uma vez que o lote promocional já se esgotou. O preço é próximo dos R$ 101.490 pedidos pelo Basalt Feel na tabela. Entretanto, o SUV fabricado em Porto Real (RJ) é oferecido por R$ 93.990, em oferta que depende do estoque da montadora.

Agradecemos ao leitor Arthur K. Bocatios pela sugestão do comparativo.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade