Tera MPI ou Basalt Feel: qual o melhor SUV de entrada?
Comparamos as versões mais baratas dos SUV mais baratos da Volks e Citroën
O mercado nacional de SUVs foi mexido e remexido com a chegada do VW Tera, cujo lançamento vendeu 12 mil unidades em menos de uma hora. A versão básica MPI, que chegou a custar R$ 99.990 em suas 999 primeiras unidades, esgotou rapidamente, deixando a pergunta: como ele se sai contra o arquirrival da Stellantis, o Citroën Basalt Feel?
Desempenho e Consumo: motor 1.0 aspirado tem foco na economia
Embora aclamados por seus motores turbo, tanto Tera quanto Basalt tiveram que abrir mão da turbina em suas versões básicas, restando apenas os motores 1.0 aspirados. No VW, o conjunto MPI, emprestado do irmão Polo Track, entrega 77 cv/9,4 mkgf com gasolina e 84 cv/10,3 mkgf com etanol.
Isso o coloca em leve vantagem sobre o Basalt, que na versão Feel entrega 71 cv/10 mkgf com gasolina, e 75 cv/10,5 mkgf com etanol. Ambos oferecem câmbio manual de cinco velocidades. Quanto ao consumo, os dois modelos tem médias bastante parelhas. A seguir, os valores de consumo urbano e rodoviário, respectivamente, segundo o Inmetro:
Dimensões e porta-malas
Em matéria de espaço, o SUV da Citroën assume a pole. O Basalt Feel possui 4,34m de comprimento, 1,82?m de largura e 1,58?m de altura, com entre-eixos de 2,64?m. O porta-malas tem capacidade de 490 litros, e o tanque de combustível comporta 47?litros.
Já o VW Tera, por sua vez, é menor em todas as medidas. O SUV mede 4,14?m de comprimento, 1,77?m de largura e 1,50?m de altura, com entre-eixos de 2,56?m. Seu porta-malas comporta 350 litros, com tanque de combustível de 49?litros.
Itens de série
O Tera 1.0 MPI conta com quadro de instrumentos digital com tela de 8? e central multimídia com 10,1?, conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Há também 6 airbags, frenagem autônoma de emergência, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e mais.
Já no Basalt Feel, há ar-condicionado digital, central multimídia de 10,25? com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, painel digital, rodas de liga aro 17, câmera de ré, 4 airbags, ESC, sensores de estacionamento, chave presencial, vidros elétricos nas quatro portas e mais.
Valores
Por fim, nos valores a briga segue acirrada. O VW Tera MPI, embora tenha tido preço de R$ 99.990 em seu lançamento, agora custa R$ 103.990, uma vez que o lote promocional já se esgotou. O preço é próximo dos R$ 101.490 pedidos pelo Basalt Feel na tabela. Entretanto, o SUV fabricado em Porto Real (RJ) é oferecido por R$ 93.990, em oferta que depende do estoque da montadora.
Agradecemos ao leitor Arthur K. Bocatios pela sugestão do comparativo.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
