Suzuki Jimny Sierra pode ter versão picape
Único carro da marca vendido no Brasil, Jimny terá ainda versões híbridas e elétricas - que devem chegar ao mercado até 2030
Não é de hoje que a Suzuki imagina uma versão picape para o Jimny Sierra - atualmente o único carro da marca disponível no Brasil.
Durante o Salão de Tóquio, em 2019, a marca japonesa revelou o conceito Jimny Sierra Pick-Up Style, uma caminhonete compacta com estilo retrô, grade diferenciada, pintura dourada, placas de madeira nas laterais e luzes auxiliares de LED no teto.
Mas mesmo que o projeto não tenha saído do papel, os planos de ter uma picape baseada no jipinho ainda não foram totalmente descartados. É isso que podemos concluir após a entrevista de Michael Pachota, gerente-geral da Suzuki Austrália, ao site CarSales.
"O projeto, eu diria, não está morto", disse o executivo. "Imagine um Jimny com dois assentos na frente e nada atrás?", questionou.
Novas versões para o Jimny
Se o Jimny Sierra picape se tornará ou não realidade, é difícil dizer. Entretanto, outras variações do jipinho estão no radar da Suzuki e devem chegar ao mercado nos próximos anos.
Em 2030, por exemplo, estreia a versão elétrica do modelo - este será um dos cinco veículos elétricos que passarão a compor a linha da marca. Antes disso, contudo, uma configuração híbrida deve ser lançada.
Pachota também se diz entusiasta das variantes mais ecologicamente corretas do Jimny, que serão responsáveis por reduzir a pegada de carbono da montadora.
Assim, será possível atender ao programa do governo australiano "Novo padrão de eficiência dos veículos" (NVES, na sigla em inglês), que será implementado a partir de 2025. "Eu gostaria de ver outras versões do Jimny, do tipo que provavelmente vão ajudar com o NVES", afirmou.
Se seguisse os passos do protótipo mostrado cinco anos atrás, a picapinha poderia receber o conjunto do atual Jimny Sierra, formado pelo motor 1.5 aspirado de 108 cv e 14,1 kgf.m, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro. O veículo ainda pode receber alguma eletrificação para contribuir com a meta de redução de emissões.