Superbateria com 1 mil km de autonomia já tem dois clientes
Superbateria da chinesa CATL pode fornecer autonomia de até 1 mil km; duas marcas chinesas já fecharam contratos de compra
A superbateria desenvolvida pela fabricante chinesa CATL foi revelada em meados de agosto e traz como principal destaque o fato de poder fornecer energia para veículos rodarem até 1 mil km sem necessidade de recarga, de acordo com a empresa. Agora, a CATL anunciou que a superbateria despertou o interesse de diversos clientes, entre os quais duas montadoras de automóveis daquele país.
A primeira é a Zeekr – empresa integrante do grupo Geely, o mesmo que controla a Volvo –, que vai utilizar a superbateria no modelo 009 (que vai chegar ao mercado no início de 2023) e no 001 (foto) a partir do segundo trimestre do ano que vem. A Zeekr produz apenas veículos elétricos.
A segunda montadora que vai utilizar a superbateria é a Seres – ligada à gigante Huawei, fabricante de eletrônicos – que apresentou seus modelos no Brasil pela primeira vez na semana passada. A Seres anunciou que vai equipar apenas os modelos de sua linha premium Aito com a superbateria.
Para se ter ideia da força da CATL, basta lembrar que a fabricante fornece baterias para quase todas as montadoras da China. Enquanto a superbateria não se populariza – o que deve levar tempo – a ideia é que ela seja utilizada apenas em veículos de maior valor (premium). Além da grande autonomia, a CATL garante que a superbateria pode ser recarregada em 10 minutos (80% de capacidade, utilizando sistema de carregamento ultrarrápido).