Novo Hyundai HB20 entra em testes no Brasil; veja quando o modelo vai mudar
Próxima geração do compacto inicia testes de rua no País completamente camuflado; mudança só deve chegar em 2026 e com SUV inédito
No fim de abril, a Hyundai lançou no Brasil a linha 2026 do HB20 e do sedã HB20S. Pois a marca já trabalha na próxima versão do compacto, que vai mudar completamente. É o que revela o flagra publicado no perfil @placaverde, no Instagram (veja mais abaixo). Flagrado na Coreia do Sul, o novo HB20 já circula no Brasil ainda coberto com camuflagem pesada.
É justamente o tipo de camuflagem - característico da Hyundai - que entrega se tratar do novo HB20. Tecidos pretos com blocos embutidos escondem os traços do desenho, para manter segredo em relação ao visual. De toda forma, o Jornal do Carro já publicou a projeção do designer Kleber Silva, que antecipa como deve ficar a nova geração do modelo.
View this post on Instagram
Embora a geração atual já esteja cansada, e os números de vendas mostram isso, o novo HB20 ainda vai demorar um pouco a chegar às lojas. A previsão de lançamento está para o segundo semestre de 2026, o que explica o fato de o compacto estar iniciando os testes de rua agora. Até lá, há muita água para rolar, até porque a próxima geração virá com um novo integrante na linha.
Além da popular versão hatchback, que ainda é o carro-chefe de vendas da Hyundai, a nova linha HB20 terá uma grande novidade. Conforme antecipamos no JC em outubro de 2024 (leia aqui), a nova geração do modelo terá um SUV inédito que pode, inclusive, substituir o sedã HB20S - afinal, a categoria está em baixa. O modelo virá posicionado abaixo do Creta.
Por enquanto, há poucos detalhes confirmados sobre o inédito SUV do HB20. Por exemplo, o utilitário deverá ter heranças da nova geração do Kona, recém-lançada no Brasil. Trata-se do estilo mais moderno da marca sul-coreana, com faróis e lanternas que vão de lado a lado como um bastão que lembra um sabre de luz. O visual promete ser bem futurista e marcante.
O novo modelo virá disputar vendas em uma das categorias que surgiu com mais força desde 2024: os SUVs de entrada. Entre eles, Fiat Pulse, Renault Kardian e o Volkswagen Tera, que acabou de chegar. Tem ainda o futuro SUV de entrada da General Motors, que será feito em Gravataí (RS) sobre a linha Onix.
Como será um dos últimos a chegar no segmento, o inédito SUV do HB20 deverá vir já com versão híbrida flex. A Hyundai trabalha no desenvolvimento da tecnologia para o mercado brasileiro, até para conseguir cumprir a próxima etapa da lei de emissões (Proconve L9), prevista para 2027. É uma tendência no mercado. O sistema poderá aproveitar o atual motor 1.0 turboflex de até 120 cv de potência, adicionando um conjunto micro híbrido de 48 Volts.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!