Será? GM culpa "bots" por polêmica com correia do Onix
Conteúdos recebem enxurrada de comentários padronizados; GM mudou correia e estendeu garantia para motores três cilindros
O problema que a Chevrolet enfrenta relacionado à correia dentada banhada à óleo dos Chevrolet Onix, Tracker e Montana vai além das questões técnicas e de divergências entre o que a fabricante indica e o que de fato os proprietários fazem na hora da manutenção de seus carros.
Pode conferir: basta mencionar a palavra Onix na internet para uma avalanche de comentários criticando a tal correia aparecer.
Tanto que, durante a apresentação da linha 2026 do Onix, a Chevrolet apresentou um levantamento com os principais termos usados nos comentários negativos a respeito do carro. E o resultado foi revelador: segundo a apuração da marca, há repetições de padrões de palavras-chave em milhares de comentários em redes sociais como YouTube e Instagram.
O mesmo levantamento mostrou que nos canais oficiais da marca, apenas 3% das interações foram relacionadas a correia dentada, número considerado dentro do esperado pela Chevrolet. Bem diferente da realidade vista nos espaços de comentários de outras mídias.
Sem poder acusar ninguém, a GM levanta o questionamento sobre quem poderia estar por trás da criação dessa enxurrada de comentários negativos sobre o carro. Verdadeiros ou não, eles levantam poeira sobre um assunto que é real para ao menos algumas pessoas que tiveram problemas com seus carros.
Tecnologia controversa
A Chevrolet defende ferrenhamente a tecnologia da correia banhada a óleo. Tanto que aponta como uma das vantagens do motor do Onix. Ela permite que o propulsor seja mais econômico e silencioso do que semelhantes com corrente de comando e mais durável do que outros com correia dentada convencional.
Isso porque, com a manutenção correta, a correia banhada tem durabilidade próxima à de uma corrente de comando, já que, em tese, o óleo deveria proteger a correia dos elementos externos.
E é nesse quesito que apareceram as falhas (de produto e de comunicação) do Onix. A correia que era usada até então poderia sofrer deterioração mais acelerada caso o óleo usado não fosse o da especificação determinada pela GM.
Mesmo que a correia não se rompesse de imediato, o detritos do desgaste acelerado se misturariam no óleo e passariam a entupir galerias e passagens do lubrificante, podendo, assim, causar deficiência na lubrificação e possível travamento do motor.
Para 2026, a GM trocou a correia por uma feita com um novo composto, envolvendo Kevlar e teflon, tornando-a mais resistente à deterioração por uso de óleo inadequado.
Também expandiu a garantia do propulsor para 240.000 quilômetros e agora passa a reativar a garantia do motor de qualquer Onix com motor três cilindros que retornar às concessionárias para uma inspeção da correia antiga junto com uma troca de óleo por R$ 660.
Se necessário, será feita a troca da correia pela nova e a substituição de qualquer componente relacionado por R$ 700 extras.
Ainda assim, a GM não fala em recall, ou que há um problema com o carro. Mas medidas foram tomadas para tentar salvar a imagem do Onix, que já vem sofrendo rejeição no mercado de usados por conta do "problema" da correia.
E a crise tanto é de imagem que Tracker e Montana usam o mesmo sistema em seus motores 1.0 e 1.2 turbo, mas quase ninguém fala deles, só do Onix.