Segredo: novo Fiat Fastback será produzido no Brasil em 2026, diz revista
Com nova plataforma global, próxima geração do Fiat Fastback será uma das novidades da marca italiana no Brasil e chega até 2027 ao mercado
O novo Fiat Fastback pode chegar ao Brasil antes do previsto. De acordo com informações da revista Autoesporte, a próxima geração do SUV cupê deve ter a produção iniciada já no último trimestre de 2026 na fábrica de Betim (MG). Já flagrado em testes na Europa, o novo Fiat Fastback terá a plataforma modular Smart Car da Stellantis e será derivado do novo Grande Panda.
O que já se sabe
O atual Fastback foi lançado em 2022 sobre a base do Fiat Pulse, sendo exclusivo para o mercado sul-americano. A nova geração, porém, será global, compartilhando arquitetura e motorização com o novo Fiat Panda. O design adotará linhas mais retas e modernas, com faróis e lanternas pixeladas em LED. Também haverá elementos emprestados do Grande Panda, como os retrovisores e maçanetas.
As proporções da carroceria serão parecidas com as do Citroën Basalt já vendido no Brasil. Já o interior deve manter grande parte do layout do Grande Panda, com algumas modificações de acabamento. O lançamento na Europa deve ocorrer até o início de 2026. No Brasil, entre o fim de 2026 e o primeiro trimestre de 2027.
Na Europa, o novo Fiat Panda Fastback deve ter versões equipadas com um 1.2 turbo híbrido leve de 48V e elétricas. Já no mercado brasileiro, é provável que o novo SUV mantenha os atuais 1.0 turbo e 1.3 turbo, ambos flex e com conjunto híbrido leve.
Por que importa
A chegada do novo Fastback marcará a transição da Fiat para uma linha de modelos globais iniciada com o Grande Panda. A mudança de plataforma permitirá versões híbridas mais avançadas e elétricas, além de uma estrutura mais moderna e segura.
Resumo
O novo Fiat Fastback deve estrear na Europa nos próximos meses, e no Brasil até 2027, dentro do plano de cinco novos lançamentos da Fiat até 2030. A próxima geração do SUV cupê terá design mais moderno, plataforma global e tecnologias de eletrificação mais avançadas do que as do modelo atual.