Recall mundial de airbag envolve 28 mil Corollas no País
O recall brasileiro será aberto no dia 25
O recall mundial das montadoras japonesas Toyota, Honda, Nissan e Mazda, que convocam 3,4 milhões de veículos no mundo por falha em airbag, deve envolver pelo menos 28.964 unidades do Toyota Corolla, segundo informou a montadora nesta sexta-feira.
Por causa de um problema no sistema de airbag, há o risco de do carro se incendiar ou de ferir passageiros. Segundo a Toyota, unidades dos modelos XEi e SEG fabricadas entre 31 maio de 2002 e 6 de agosto de 2003 serão afetadas. O recall brasileiro será aberto no dia 25. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça notificou as montadoras para que apresentem comunicado relativo ao recall.
De acordo com comunicado da Toyota, a há chance de “deflagração inadequada da bolsa do airbag dianteiro do lado do passageiro em caso de colisão frontal do veículo, com possibilidade de danos materiais e de lesão física ao ocupante do banco dianteiro do passageiro”.
Na primeira etapa do recall, a Toyota verificará o equipamento dos veículos envolvidos e desativará o dispositivo, em caso de problema. Uma etiqueta adesiva será colocada no painel do veículo, lembrando o passageiro da desativação temporária do airbag. Os chassis envolvidos têm os últimos sete números entre 8500004 e 8530349.
Em até 60 dias depois da primeira etapa, os proprietários dos veículos com problem serão comunicados para a substituição da bolsa do airbag, reativação do sistema e retirada da etiqueta de alerta. A Toyota pede que o proprietário de carro envolvido no recall não deverá utilizar o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas.