Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ministério da Justiça notifica montadoras japonesas após recall

11 abr 2013 - 15h13
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Exibir comentários
Airbags fabricados no Japão podem apresentar defeito
Airbags fabricados no Japão podem apresentar defeito
Foto: Getty Images

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) notificou nesta quinta-feira as montadoras japonesas Toyota, Honda, Nissan e Mazda, após as montadoras anunciarem recall de 3,4 milhões de carros em todo o mundo por falha de airbag.

Segundo o comunicado, o Código de Defesa do Consumidor afirma que o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo um produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso as empresas saibam da existência do defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores.

Recall

Cerca de 3,4 milhões de carros produzidos no Japão, de quatro das maiores montadoras do país (Toyota, Honda, Nissan e Mazda), correm o risco de apresentar problemas com airbags e devem ser recolhidos em todo o mundo, comunicou, nesta quinta-feira, o governo do país. As informações são da AFP.

A primeira empresa a se pronunciar após o anúncio governamental foi a Toyota, que pretende recolher 1,73 mihões de automóveis em todo o mundo. Maior montadora do planeta, a companhia convoca seu segundo recall no ano. De acordo com o Shino Yamada, porta-voz da instituição, cinco incidentes já foram reportados com seus carros por problemas de airbag, sem causar feridos.

Posteriormente, as outras empresas divulgaram números estimados sobre o total de veículos que devem ser recolhidos: a segunda com maior volume é a Honda (1,14 milhão), seguida da Nissan (480 mil) e da Mazda (45 mil). O sistema de airbag defeituoso de todos esses veículos foi fabricado pela empresa japonesa Takata entre 2000 e 2002.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade