Por que o Toyota Yaris Cross Hybrid pode custar até R$ 21.000 mais barato para os paulistas?
No estado de São Paulo há isenção de IPVA apenas para híbridos flex e a média de tempo que o brasileiro fica com o carro zero km é de três anos
O Toyota Yaris Cross foi apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel 2025, que acontece de 22 a 30 de novembro e já está disponível em pré-venda com preços de lançamento. E esses valores assustaram pois estão (bem) mais elevados que os dos rivais.
Saiba mais sobre o Salão do Automóvel:
O Yaris Cross parte de R$ 161.390 na versão de entrada XRE equipado apenas com o motor 1.5 aspirado (122 cv), já a intermediária XRE Hybrid custa R$ 172.390 e é equipada com o mesmo motor flex 1.5 em conjunto com dois motores elétricos (gerador e propulsor) com uma potência combinada de até 111 cv.
As versões topo de linha XRX equipadas com o motor 1.5 ou mesmo com três motores (híbrida) custam, respectivamente, R$ 178.990 e R$ 189.990.
Ao compararmos esses preços com o principal rival, o recém-lançado Honda WR-V, que parte de R$ 144.990 na versão de entrada EX que é tão bem equipada quanto o Toyota, temos a comprovação que os preços estão salgados.
O Volkswagen T-Cross que é o líder do segmento de SUVs parte de R$ 119.990, porém só a versão intermediária 200 TSI (R$ 155.990) que adiciona piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência, tecnologias disponíveis tanto no Yaris Cross quanto no WR-V.
Portanto, o carro mais barato da Toyota é cerca de R$ 20.000 mais caro que os rivais. E vale lembrar que esse preço é de lançamento e pode aumentar em breve.
Comprador de São Paulo leva vantagem
Porém o comprador do estado de São Paulo que optar por comprar as versões híbridas terá isenção de IPVA. Considerando que o imposto é 4% do valor total do carro no estado, o desconto anual no Yaris Cross XRE Hybrid é de cerca de R$ 7.000. E se o proprietário permanecer com o carro por três anos, a média que o brasileiro fica ao comprar um modelo zero km segundo pesquisa da Webmotors, o "desconto" ao fim do período será de R$ 21.000.
Ainda com foco no custo de propriedade, a Toyota garante que o preço de revisão fixo anual de R$ 549 é o menor da categoria. E ao compararmos com os rivais citados WR-V e T-Cross, o Toyota leva uma pequena vantagem. Enquanto o Honda cobra em média R$ 608 cada revisão anual, que acontece a cada 10.000 km, o Volkswagen tem preço médio de R$ 790 anuais considerando os três primeiros anos.
A conclusão é que o comprador do estado de São Paulo pode se beneficiar do incentivo tributário e em três anos receber como se fosse um "reembolso" do valor extra pago no momento da compra, cerca de R$ 20.000. Será que compensa?
Toyota Yaris Cross é bem equipado
Vale lembrar que todas as versões do Yaris Cross são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freio de estacionamento eletrônico com função Hold, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC) e assistente de partida em rampa (HAC).
E também há tecnologias semiautônomas como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de alerta de mudança de faixa e farol alto automático.