Peugeot 208 híbrido fica mais econômico e inova entre hatches; já dirigimos
Peugeot 208 GT Hybrid ganha sistema eletrificado dos Fiat Pulse e Fastback na linha 2026 e oferece mais por menos do que os concorrentes
Além do novo 2008 híbrido, a Peugeot também lançou o novo 208 Hybrid na última semana. Na linha 2026, o modelo ganhou novos equipamentos e também o mesmo sistema híbrido leve de 12V que já equipava os Fiat Pulse e Fastback. Com isso, o Peugeot 208 passa a ser o primeiro hatch compacto eletrificado do mercado brasileiro. Confira nossas primeiras impressões do novo Peugeot 208 GT Hybrid (R$ 126.990).
Ao volante do novo Peugeot 208 GT Hybrid
O Peugeot 208 conta com um dos melhores acertos do segmento de hatches compactos. Durante o nosso circuito de testes pelas Zonas Oeste e Sul do Rio de Janeiro (RJ), percorremos trechos de vias expressas e ruas mais movimentadas. O comportamento do 208 híbrido é basicamente o mesmo da versão a combustão, e também lembra bastante o do irmão maior 2008.
A direção elétrica é bem leve e excelente para o uso urbano, enquanto a suspensão filtra bem os impactos e deixa o carro bem estável mesmo ao adotar um comportamento mais arisco em curvas. Apesar disso, há algumas diferenças. Uma das características principais é o e-start/stop, que desliga o motor a combustão em paradas para economizar combustível.
Em comparação aos Fiat Pulse e Fastback, o recurso possui um funcionamento mais suave, mas ainda perceptível. No anda-e-para dos congestionamentos, incomoda um pouco, uma vez que não é possível desligar o sistema. Em dias mais quentes, mais ainda, uma vez que o veículo não mantém o ar-condicionado ligado sem o motor a combustão em funcionamento.
Sistema híbrido leve reduz o consumo de combustível
Pesando apenas 10 kg, o sistema híbrido leve do Peugeot 208 atua majoritariamente para reduzir o esforço do motor 1.0 turbo, que trabalha em rotações mais baixas. Com isso, o nível de ruído também é menor, assim como o consumo, que chega a ser reduzido em até 10%. Ao tirar o pé do acelerador, é possível perceber uma leve desaceleração por conta do sistema de regeneração de energia, que recarrega as baterias do sistema eletrificado.
De acordo com o Inmetro, o Peugeot 208 GT Hybrid faz 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada) com etanol, e 13 km/l e 13,8 km/l com gasolina, respectivamente. Durante nosso teste, conseguimos uma média de 10,5 km/l com etanol. Sob o capô, a versão GT Hybrid do Peugeot 208 traz o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 200 Nm, com o sistema MHEV 12V e câmbio automático do tipo CVT.
Dentre as versões, ainda há a Style com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e câmbio manual de cinco marchas, além da Active Turbo e Allure com o motor 1.0 turbo flex de 130 cv e câmbio automático do tipo CVT, mas sem o sistema híbrido leve.
Versão híbrida do Peugeot 208 é visualmente idêntica ao modelo a combustão
Visualmente, o modelo ganha apenas o logotipo Hybrid na traseira e a nova antena em estilo shark. Por dentro, o painel digital 3D recebeu uma nova interface exclusiva para a versão híbrida, que mostra um desenho do 208 e o funcionamento do sistema eletrificado, mudando de cor conforme a ação do motorista.
Ao recarregar a bateria, a cor predominante é verde, com o fluxo de energia do motor para a bateria. Ao utilizar ambos os motores, a cor fica azul. Já com o motor a combustão, a cor em destaque é branca, sem o fluxo de energia de recarga. A central multimídia de 10,3” também conta com um novo menu para o sistema eletrificado e passa a oferecer os serviços conectados da Peugeot.
Outra novidade da linha 2026 é a presença de um botão físico para o ajuste de volume e três atalhos para a central multimídia no console central. Também há Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Dentre a lista de equipamentos, a versão topo de linha GT Hybrid é bem recheada: faróis e lanternas em LED, ar digital, câmera 360º, alerta de ponto cego, carregador por indução, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta e auxílio de permanência em faixa, teto solar panorâmico, entre outros itens.
Vale a pena levar o Peugeot 208 híbrido para casa?
Assim como o irmão Peugeot 2008, o 208 passa a oferecer o sistema híbrido para atrair o comprador que procura o primeiro carro eletrificado, ainda mais em um segmento no qual o consumo de combustível é um fator decisivo de compra.
Ao comparar o preço da versão GT Hybrid (R$ 126.990) com os principais concorrentes – Chevrolet Onix RS (R$ 130.190) e Volkswagen Polo Highline (R$ 133.490), o novo Peugeot 208 Hybrid oferece bem mais por menos. E ainda traz outras vantagens, como a isenção do rodízio em São Paulo e o IPVA reduzido em alguns estados.