Outros esportivos pelo preço de Pulse Abarth e Nivus GTS
SUVs esportivos são vendidos por valores acima de R$ 150 mil, mas há opções bem interessantes no mercado de usados e seminovos
O já minguado nicho de carros esportivos nacionais ganhou uma sobrevida graças aos SUVs Fiat Pulse Abarth (R$ 157.990) e Volkswagen Nivus GTS (R$ 174.990).
Mas há outras opções de mercado de modelos seminovos ou mais antigos que podem dar a experiência de esportividade raiz ou aliada ao formato de utilitário.
Confira opções de carros de alto desempenho por valores inferiores aos da dupla.
VW Tiguan Allspace R-Line 350 TSI
O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI pode ser uma boa opção para aqueles que desejam um SUV maior que o Nivus e não querem deixar de ter um VW. E bota maior nisso. Com capacidade para até sete ocupantes, o modelo tem o mesmo motor 2.0 16V turbo do Golf GTI de 220 cv e 35,7 kgfm, que trabalha associado ao câmbio DSG automático de dupla embreagem e sete marchas.
Junto com a tração integral, o conjunto o leva de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 223 km/h. E com porta-malas de até 686 litros (ou 216 l, se tiver com a terceira fileira em uso). Há muitos unidades sendo vendidas entre R$ 130 mil e R$ 150 mil - em geral, modelos 2018 ou 2019.
Renault Sandero RS
Até agora a lista era composta por SUVs, mas há uma opção de hot hatch devotado à esportividade e purismo. O Sandero RS pode ser encontrado por menos de R$ 60 mil, no caso dos feitos até 2017. Ou seja, dá para comprar três carros pelo preço de um dos modelos recém-lançados.
É apenas um exercício mental, claro, mas os valores acessíveis não traduzem o prazer ao dirigir oferecido pelo modelo da Renault. O confiável motor 2.0 16V aspirado entrega 150 cv e 20,9 kgfm e trabalha aliado a uma caixa manual de seis velocidades. A arrancada de 0 a 100 km/h leva 8 s e a velocidade máxima é de 202 km/h.
Mais do que isso: o hatch é uma lição que potência, torque ou acelerações relâmpago nem sempre são mais importantes que a intensidade do esportivo. Tudo com o tradicional bom espaço da linha Sandero, com direito a 320 l no porta-malas. Porém, se você quiser uma configuração 2021, prepare-se para pagar R$ 100 mil. É o custo de um futuro clássico.
VW Golf GTI
Entusiastas que estão dispostos a gastar um pouco mais e comprar um carro que já é clássico podem partir para outro hot hatch: o Golf GTI. Dá também para encontrar bons Jetta GLI, porém, nenhuma sigla tem tão peso quanto.
O hatch é encontrado com facilidade a partir de R$ 100 mil, especialmente os feitos até 2015, só que há opções mais novas que superam facilmente a casa dos R$ 150 mil. Nos mais antigos, o quatro cilindros 2.0 TSI gera 220 cv, número que passou para 230 cv nos pós-2018. O torque, por sua vez, é de 35,7 kgfm.
Equipado com transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas, o VW corre de 0 a 100 km/h em 6,5 s e encosta em 244 km/h. Prático, leva até quatro adultos e 338 l de bagagem.
Tome cuidado
Vale lembrar que alguns deles se encaixam no perfil daqueles que amam preparar seus possantes, ainda mais em uma era em que basta uma reprogramação para elevar potência e torque, então tenha em mente que uma vistoria cuidadosa é indispensável.
