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Outros esportivos pelo preço de Pulse Abarth e Nivus GTS

SUVs esportivos são vendidos por valores acima de R$ 150 mil, mas há opções bem interessantes no mercado de usados e seminovos

3 jul 2025 - 10h00
(atualizado às 14h31)
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O já minguado nicho de carros esportivos nacionais ganhou uma sobrevida graças aos SUVs Fiat Pulse Abarth (R$ 157.990) e Volkswagen Nivus GTS (R$ 174.990).

Mas há outras opções de mercado de modelos seminovos ou mais antigos que podem dar a experiência de esportividade raiz ou aliada ao formato de utilitário.

Confira opções de carros de alto desempenho por valores inferiores aos da dupla.

VW Tiguan Allspace R-Line 350 TSI

O Tiguan Allspace R-Line 350 TSI pode ser uma boa opção para aqueles que desejam um SUV maior que o Nivus e não querem deixar de ter um VW. E bota maior nisso. Com capacidade para até sete ocupantes, o modelo tem o mesmo motor 2.0 16V turbo do Golf GTI de 220 cv e 35,7 kgfm, que trabalha associado ao câmbio DSG automático de dupla embreagem e sete marchas.

Junto com a tração integral, o conjunto o leva de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 223 km/h. E com porta-malas de até 686 litros (ou 216 l, se tiver com a terceira fileira em uso). Há muitos unidades sendo vendidas entre R$ 130 mil e R$ 150 mil - em geral, modelos 2018 ou 2019.

Renault Sandero RS

Até agora a lista era composta por SUVs, mas há uma opção de hot hatch devotado à esportividade e purismo. O Sandero RS pode ser encontrado por menos de R$ 60 mil, no caso dos feitos até 2017. Ou seja, dá para comprar três carros pelo preço de um dos modelos recém-lançados.

É apenas um exercício mental, claro, mas os valores acessíveis não traduzem o prazer ao dirigir oferecido pelo modelo da Renault. O confiável motor 2.0 16V aspirado entrega 150 cv e 20,9 kgfm e trabalha aliado a uma caixa manual de seis velocidades. A arrancada de 0 a 100 km/h leva 8 s e a velocidade máxima é de 202 km/h.

Mais do que isso: o hatch é uma lição que potência, torque ou acelerações relâmpago nem sempre são mais importantes que a intensidade do esportivo. Tudo com o tradicional bom espaço da linha Sandero, com direito a 320 l no porta-malas. Porém, se você quiser uma configuração 2021, prepare-se para pagar R$ 100 mil. É o custo de um futuro clássico.

VW Golf GTI

Entusiastas que estão dispostos a gastar um pouco mais e comprar um carro que já é clássico podem partir para outro hot hatch: o Golf GTI. Dá também para encontrar bons Jetta GLI, porém, nenhuma sigla tem tão peso quanto.

O hatch é encontrado com facilidade a partir de R$ 100 mil, especialmente os feitos até 2015, só que há opções mais novas que superam facilmente a casa dos R$ 150 mil. Nos mais antigos, o quatro cilindros 2.0 TSI gera 220 cv, número que passou para 230 cv nos pós-2018. O torque, por sua vez, é de 35,7 kgfm.

Equipado com transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas, o VW corre de 0 a 100 km/h em 6,5 s e encosta em 244 km/h. Prático, leva até quatro adultos e 338 l de bagagem.

Volkswagen Golf MK7 foi produzido em São José dos Pinhais (PR)
Volkswagen Golf MK7 foi produzido em São José dos Pinhais (PR)
Foto: VW/Divulgação

Tome cuidado

Vale lembrar que alguns deles se encaixam no perfil daqueles que amam preparar seus possantes, ainda mais em uma era em que basta uma reprogramação para elevar potência e torque, então tenha em mente que uma vistoria cuidadosa é indispensável.

Estadão
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