Os 50 caros novos mais vendidos do Brasil em 2025
Se você acompanha o mercado automotivo, já deve imaginar quem está no topo. Mas os números surpreendem e mostram um cenário cada vez mais competitivo entre os modelos compactos e SUVs no Brasil.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta quinta-feira (3) o balanço de vendas do primeiro semestre de 2025.
Ao todo, foram emplacados 1.131.269 veículos, considerando apenas automóveis e comerciais leves. Se incluirmos motos, caminhões e ônibus, o número ultrapassa 2,3 milhões de unidades.
Fiat Strada mantém liderança com folga no acumulado
Como esperado, a disputa pelo primeiro lugar segue entre dois conhecidos do público brasileiro. A Fiat Strada continua imbatível na liderança, com impressionantes 62.697 unidades vendidas. Isso porque a picape compacta combina preço competitivo, versatilidade e alta demanda no mercado corporativo e familiar.
Logo atrás, o Volkswagen Polo manteve a vice-liderança com 57.216 unidades emplacadas, uma diferença de 5.481 carros em relação à líder. Vale destacar que o modelo vem se destacando por oferecer um bom pacote tecnológico aliado a um motor eficiente.
Sendo assim, o Volkswagen T-Cross assumiu o terceiro lugar do ranking, com 44.529 licenciamentos, superando o Fiat Argo, que agora aparece em quarto com 44.466 unidades. Dessa maneira, o segmento de SUVs compactos se consolida entre os mais desejados do país.
Confira os demais modelos no top 50
A seguir, veja a lista completa dos 50 carros novos mais vendidos no Brasil entre janeiro e junho de 2025:
Além dos quatro primeiros colocados, temos:
- Hyundai HB20 (36.873)
- Chevrolet Onix (34.389)
- Fiat Mobi (33.230)
- Honda HR-V (32.002)
- Hyundai Creta (31.177)
- Toyota Corolla Cross (30.090)
- Volkswagen Saveiro (29.147)
- Jeep Compass (27.531)
- Chevrolet Tracker (27.238)
- Renault Kwid (26.380)
- Fiat Fastback (25.160)
- Fiat Toro (23.332)
- Nissan Kicks Play (23.191)
- Toyota Hilux (23.151)
- Volkswagen Nivus (22.598)
- Chevrolet Onix Plus (21.559)
- Jeep Renegade (20.668)
- Fiat Pulse (20.264)
- Toyota Corolla (18.396)
- BYD Song (Pro + Plus) (17.486) - o eletrificado mais vendido
- Volkswagen Virtus (17.173)
- Ford Ranger (15.973)
- Hyundai HB20S (14.931)
- Fiat Cronos (14.551)
- Caoa Chery Tiggo 7 (14.183)
- Chevrolet S10 (13.781)
- BYD Dolphin Mini (13.213) - elétrico mais vendido
- GWM Haval H6 (12.673)
- Ram Rampage (11.428)
- Chevrolet Spin (10.348)
- Renault Kardian (10.284)
- Chevrolet Montana (10.129)
- Citroën Basalt (10.017)
- Fiat Fiorino (9.912)
- Renault Duster (8.600)
- Volkswagen Taos (8.550)
- Honda City Sedã (8.362)
- Toyota Hilux SW4 (8.307)
- Renault Master (7.652)
- Caoa Chery Tiggo 8 (7.467)
- Honda City Hatch (7.401)
- Jeep Commander (7.218)
- Peugeot 2008 (6.620)
- Citroën C3 (6.316)
- BYD Dolphin (6.285)
- BYD King (6.255)
Eletrificados ganham força, mas ainda têm desafios
Vale destacar que, entre os eletrificados, o BYD Song (Pro e Plus) lidera com 17.486 emplacamentos, enquanto o BYD Dolphin Mini aparece como o carro 100% elétrico mais vendido do Brasil, com 13.213 unidades. Com isso, a marca chinesa reafirma sua posição dominante no setor de veículos eletrificados.
Além disso, outros modelos com versões híbridas ou elétricas, como Corolla, Corolla Cross, GWM Haval H6 e Tiggo ⅞, seguem com forte presença no mercado, embora os dados da Fenabrave não distingam as versões por motorização.
Por que o crescimento é relevante?
O crescimento de 4,8% no número de licenciamentos em comparação ao primeiro semestre de 2024 mostra que o setor automotivo brasileiro está em retomada sólida. Isso porque fatores como maior oferta de crédito, incentivos à produção e a chegada de novos modelos têm impulsionado as vendas.
Portanto, o consumidor brasileiro segue valorizando tanto os modelos tradicionais quanto as novidades eletrificadas. Cabe ressaltar que o avanço de marcas como BYD, GWM e Caoa Chery mostra que o mercado está mais diversificado e competitivo. Desse jeito, o segundo semestre promete ainda mais movimentações.