Novo Nissan Kicks 2025 tem produção iniciada em fábrica do México
Maior e mais sofisticada, nova geração do Nissan Kicks também será produzida no Brasil em 2025 e terá até um inédito motor 1.0 turbo flex
O novo Nissan Kicks já é produzido no México. A segunda geração do SUV, que foi lançada recentemente nos EUA, teve a produção iniciada nesta semana na fábrica de Aguascalientes, que já produzia a primeira geração do Kicks desde o seu lançamento, em 2016. Maior e mais moderno, o novo Nissan Kicks também será fabricado no Brasil a partir de 2025.
As unidades do Kicks que serão produzidas no México serão destinadas ao mercado interno, bem como para o Chile, Panamá, Colômbia, Estados Unidos, entre outros. Já o Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ) vai atender o Brasil, Argentina e Paraguai. Na fábrica brasileira, o novo Kicks vai conviver com o modelo atual, que ganhará um facelift e possivelmente um novo nome.
"A produção e o lançamento do Novo Nissan Kicks têm um significado especial para a nossa região, pois foi inicialmente inspirado na nossa cultura e também pelo lugar-chave que ocupa na nossa estratégia de produto", comentou Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina e vice-presidente corporativo da Nissan Motor Corporation.
Para produzir o novo Kicks no México, a Nissan investiu 700 milhões de dólares – cerca de R$ 3,9 bilhões – em processos de automação, modernização e treinamento dos funcionários. Ao todo, a fábrica de Aguascalientes já produziu 16 milhões de carros, de diferentes modelos.
Durante o último ano-fiscal, encerrado em março de 2024, o modelo teve o melhor desempenho dos últimos quatro anos na América Latina. No México, ele manteve a primeira posição no segmento de SUVs, com 12,5% de participação, e em países como Argentina, Brasil, Chile e Peru, as vendas também cresceram.
Na América Latina, desde o seu lançamento até junho de 2024, a empresa japonesa produziu um total de 1.194.361 Nissan Kicks em suas fábricas no México e no Brasil. Revelada no início deste ano, a segunda geração do SUV ficou maior e mais sofisticada, com design que lembra os crossovers maiores da Nissan.
Por fora, o novo Nissan Kicks traz detalhes que lembram o SUV Pathfinder, como as linhas retas na dianteira, com destaque para a grade frontal de formato retangular e de grandes dimensões. Ela é interligada aos faróis, que trazem assinatura visual em quatro LEDs horizontais.
Na parte inferior da carroceria, há apliques de plástico preto, e a linha de cintura é alta. Também há a opção de pintura em dois tons. Na parte de trás, as lanternas de LED têm formato de bumerangue. O novo Nissan Kicks também ficou maior, crescendo 5,6 cm em comprimento, 4,4 cm em entre-eixos, 4 cm em largura e 2 cm em altura. As rodas têm até 19".
Por dentro, o acabamento ganhou algumas peças emborrachadas e de melhor aspecto. O destaque fica para a central multimídia de até 12,3" integrada ao painel digital também de 12,3" em uma única moldura. Nos EUA, o novo Nissan Kicks é vendido nas versões S, SV e SR. O modelo ainda conta com ACC, frenagem autônoma de emergência e em manobras de ré, sensor de ponto cego, alertas de saída de faixa, de tráfego cruzado, entre outros itens, como o assistente de condução semi autônoma ProPilot.
Ao menos grande parte destes recursos deve chegar ao futuro Kicks vendido no Brasil. O que não chegará, no entanto, é o motor 2.0 aspirado de 143 cv e 189 Nm que equipa o novo SUV nos EUA no lugar do atual 1.6. No mercado brasileiro, o novo Kicks terá um novo 1.0 turbo flex com cerca de 120 cv, que pode ser derivado do 1.0 aspirado do antigo March.
Já o câmbio é sempre um automático do tipo CVT. A suspensão traseira também ganhou melhorias, como um sistema traseiro multilink, enquanto os freios são a disco nas quatro rodas. Nos EUA, o novo Nissan Kicks será vendido com opções de tração dianteira ou integral, e como opcional, ainda há teto panorâmico, sistema de som Bose e volante e bancos aquecidos.