Novo Jeep Cherokee apresentado no Salão de SP faz 18 km/l e pode vir ao Brasil
Com novo design e motor híbrido de 213 cv, sexta geração do Jeep Cherokee é uma das atrações do Salão do Automóvel e pode voltar ao Brasil
O novo Jeep Cherokee é uma das atrações da montadora americana no Salão do Automóvel de São Paulo. Apresentada em agosto nos EUA, a nova geração do SUV médio está em fase de estudos para o mercado brasileiro e pode retornar após um hiato de 10 anos com uma versão híbrida do tipo pleno. Uma fonte da marca americana revelou que a Jeep avalia a receptividade do público durante o evento na capital paulista.
Novo Jeep Cherokee híbrido faz quase 18 km/l
A sexta geração do Jeep Cherokee utiliza a plataforma modular STLA Large, a mesma base do novo Dodge Charger e do Jeep Wagooner S, e que prevê o uso de motores a combustão, híbridos de diferentes níveis e elétricos a bateria (BEV). O destaque fica para o conjunto híbrido pleno, formado por um 1.6 turbo a gasolina de 179 cv e 300 Nm.
Ele é associado a dois propulsores elétricos, um em cada eixo. A potência e o torque combinados são de 213 cv e 312 Nm. A tração é 4x4 e o câmbio é um automático do tipo CVT. Segundo a Stellantis, o novo Cherokee consegue médias de até 17,8 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. O consumo combinado é de 15,7 km/l.
Visual lembra o novo Compass
O design do novo Cherokee traz elementos clássicos da Jeep, como a grade frontal com sete fendas verticais e adota linhas mais convencionais do que a última e polêmica geração do Cherokee (2014-2023), que desagradou aos fãs do SUV pelo design mais arredondado.
Os faróis do novo modelo têm formato mais retangular e luzes em LED com assinatura visual arredondada no interior. Visualmente, há elementos que também lembram a nova geração do Jeep Compass, que foi apresentada recentemente na Europa.
Em algumas das versões, a carroceria terá a opção de pintura em dois tons, com o teto na cor preta. Na traseira, as lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas, que também abriga a placa.
Interior do novo Jeep Cherokee tem duas telas em destaque
Por dentro, o novo Jeep Cherokee traz acabamento com materiais emborrachados no console, portas e painel. Também há detalhes metalizados e em couro. O destaque fica para a central multimídia tem 12,5” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e para o painel digital de 10”.
O volante tem formato menos arredondado e o porta-malas leva até 992 litros. Entre os equipamentos disponíveis, estão os bancos dianteiros com ventilação e aquecimento, assento traseiro aquecido, teto solar panorâmico, som Alpine, Alexa integrada e pacote ADAS completo, incluindo piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.
Produção no México pode tornar Jeep Cherokee viável no Brasil
O novo Jeep Cherokee chegará aos EUA no fim de 2025 nas versões Limited e Overland, que terão o mesmo motor híbrido. O preço inicial é de US$ 36.995 (cerca de R$ 197 mil em conversão direta). Ao contrário da antiga geração, que era produzida nos EUA, o novo Jeep Cherokee será produzido no México.
Com isso, o SUV pode retornar ao Brasil com um preço mais competitivo, uma vez que o modelo seria isento do imposto de importação. O Cherokee saiu de linha no mercado brasileiro em 2015. No mercado brasileiro, ele seria posicionado acima do Jeep Commander e abaixo do Grand Cherokee 4xe.