Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Audi Q6 e-tron inicia nova era da marca alemã; já dirigimos

Primeiras impressões: com alcance de até 411 km, novo Audi Q6 e-tron estreia em duas versões no Brasil com 387 cv e tração integral

9 nov 2024 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron
Foto: Audi Q6 / Guia do Carro

O novo Audi Q6 e-tron acaba de chegar oficialmente ao Brasil. Depois de anunciar a pré-venda do modelo em setembro deste ano, a montadora alemã passa a entregar em breve as primeiras unidades do novo SUV elétrico, que chega ao país em duas versões: Q6 e-tron Performance quattro (R$ 559.990) e Q6 e-tron Performance Black quattro (R$ 599.990).

O Guia do Carro esteve presente no evento de lançamento e já testou brevemente o novo Audi Q6 e-tron em uma pista de testes na cidade de Águas de São Pedro (SP). Revelado no início do ano, o novo Q6 e-tron tem porte entre o Q5 e Q7. Ele compartilha a plataforma modular PPE com o Porsche Macan EV, e tem apenas opções de motorização elétrica.

O modelo ainda marca uma nova era da marca alemã no país. Ele é o primeiro modelo da marca lançado com o novo padrão de nomenclaturas: números pares para veículos 100% elétricos, e ímpares para carros a combustão e híbridos. Além disso, ele também estreia a nova linguagem de design da Audi no país.

Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron
Foto: Audi Q6 / Guia do Carro

O modelo vendido no Brasil conta com baterias de 100 kWh e oferece sempre 387 cv e 535 Nm. A tração é integral com o sistema Quattro em ambas as versões. O conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). Já o alcance é de 411 km, conforme medição do Inmetro.

Ao acelerar, o novo Audi Q6 e-tron é bem esperto. Mérito dos 535 Nm de torque, que estão sempre disponíveis. Assim como os demais carros elétricos, a reação é imediata. No entanto, não espere um desempenho de carro esportivo. Sim, é possível se divertir acelerando o novo Audi Q6 e-tron, mas ele também é bem confortável ao pesar menos o pé.

Em nosso breve contato, testamos o novo Q6 e-tron em pista seca e molhada, com exercícios de slalom e aceleração. Em curvas, a carroceria inclina menos do que em outros SUVs, muito por conta do posicionamento das baterias no assoalho do carro, o que ajuda a abaixar o centro de gravidade do modelo.

Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron
Foto: Audi / Guia do Carro

A suspensão filtra bem os impactos e as imperfeições, mas privilegia o conforto. Até por isso, ele não tem um comportamento de carro esportivo, apesar do ótimo 0 a 100 para a categoria. Os bancos são confortáveis e a posição de dirigir é excelente, um pouco mais alta. No entanto, esperamos ter a oportunidade de testar o novo Audi Q6 e-tron por mais tempo em breve.

O design é bem moderno, e agrada bastante. O modelo conta com faróis de OLED inteligentes, que contam com sete diferentes layouts. Além disso, eles também podem identificar objetos e sinais de trânsito, e ainda se comunicam com outros veículos. Eles são bipartidos, com luzes diurnas em cima e os blocos de luzes principais acima das entradas de ar no para-choque.

Já a grade dianteira tem design fechado e pode contar com acabamento na cor do veículo ou na tonalidade prata, dependendo da cor da carroceria. Na lateral, o novo Audi Q6 e-tron traz linhas musculosas nas áreas dos para-lamas. As rodas são de até 21”. As molduras nos para-lamas e na parte inferior das portas são pintadas na cor do carro.

Na traseira, as lanternas de LED são interligadas e trazem luzes sequenciais. A placa fica localizada logo abaixo, ainda na tampa do porta-malas. O novo Q6 e-tron ainda conta com um aplique na parte inferior do para-choque e um spoiler integrado ao vidro traseiro. Por fim, há apenas o logotipo Q6 na tampa do porta-malas, sem a identificação da versão.

Por dentro, o interior conta com um painel digital de 11,9" e a multimídia de 14,5" interligadas em uma só moldura. Outros destaques ficam para a terceira tela para o passageiro e o head-up display com recursos de realidade aumentada. O porta-malas leva até 526 litros, e ainda há um compartimento para 64 litros extras na frente.

O acabamento é bom, com peças emborrachadas e encaixes justos. Os bancos são confortáveis, e o volante tem boa pegada. Como o nosso teste foi bem curto, não tivemos a oportunidade de testar o espaço traseiro, e nem o porta-malas. Apesar disso, visualmente, o novo Audi Q6 e-tron parece ser espaçoso, com um túnel central quase plano.

A versão Performance oferece de série itens como ar digital de três zonas; bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória para o motorista e revestimento em couro sintético; iluminação ambiente; porta-malas com acionamento elétrico e sistema hands-free; volante em couro multifuncional com shift-paddles e aquecimento.

Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron
Foto: Audi Q6 / Guia do Carro

Externamente, a versão ainda traz conta com retrovisores elétricos, rebatíveis, aquecíveis, anti-ofuscantes e com memória; frisos decorativos das janelas na cor preta; arcos dos para-lamas na cor do veículo; suspensão esportiva S; teto solar panorâmico e rodas Audi Sport de 20".

Os itens de tecnologia e segurança incluem 6 airbags; Audi Drive Select; assistente de troca de faixa, alerta de tráfego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré; câmeras 360°; ACC, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma; faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas personalizáveis e lavador de farol; lanternas full-LED com setas dinâmicas e apresentação de luzes; park assist plus e simulação de som externo.

A versão Performance Black se diferencia pelo pacote visual S Line, que adiciona para-choques mais esportivos, rodas de 21” e detalhes escurecidos no acabamento. No interior, também há detalhes esportivos do pacote S Line, além de head-up display com realidade aumentada e um sistema de som Bang&Olufsen 3D com 17 alto-falantes e 705W.

Para otimizar o carregamento, o veículo oferece acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro com abertura elétrica, e ainda conta com um carregador portátil de até 11 kW, com kit de cabos para uso residencial e industrial e suporte de parede. Ao utilizar carregadores do tipo rápido, é possível recarregar a bateria de 10% a 80% em apenas 22 minutos. De forma convencional, a recarga leva até 9 horas para ser concluída.

Audi Q6 e-tron
Audi Q6 e-tron
Foto: Audi Q6 / Guia do Carro

Na versão Q6 e-tron Performance, as cores disponíveis são Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Ímã, Cinza Manhattan e Preto Mito. Internamente, os assentos recebem a tonalidade preta com costura na cor cinza rocha. Na versão Q6 e-tron Performance Black quattro, ainda há a opção Cinza Daytona. Já o interior pode contar com revestimento cinza com costuras cinza antracite.

Disponível para encomendas, o novo Audi Q6 e-tron deve ter as primeiras unidades entregues no Brasil até o começo do ano que vem. Ainda há preços promocionais de pré-venda, de R$ 529.990 para a Performance e de R$ 569.990 para a Performance Black. As opções de pintura metálica ou perolizada acrescentam R$ 2.200 ao preço final.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade