Novo Audi A5 chega ao Brasil por R$ 379.990 para brigar com BMW 320i
Totalmente renovada e moderna, terceira geração do Audi A5 será a sucessora do atual A4 e estreia no Brasil com motor 2.0 turbo de 272 cv
O novo Audi A5 já está no Brasil. A montadora alemã apresentou o modelo oficialmente na noite da última quinta-feira, 10, em um evento realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). O modelo, que substitui o atual Audi A4, chega por aqui em versão única A5 Sedan 2.0 TFSI Performance S Edition Quattro por R$ 379.990, com entregas a partir de setembro.
“A Audi sempre se destacou por seu design exclusivo e desempenho incomparável. No Brasil, os grandes eventos de lançamento sempre foram momentos marcantes para nossos clientes e admiradores. Ao resgatar esse legado e apresentar um vislumbre do nosso futuro, conseguimos reviver a essência das quatro argolas em uma noite memorável”, destaca Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Totalmente renovado, o novo Audi A5 possui as opções de carroceria sedã e perua na Europa. No Brasil, o modelo terá apenas a opção sedã. Apesar da mudança do nome, o novo A5 é de fato, a nova geração do A4 e A4 Avant, feito sobre a plataforma modular PPC (Plataforma Premium de Combustão).
Inicialmente, os números pares seriam exclusivos para os carros elétricos, enquanto os ímpares seriam a combustão ou híbridos. A marca chegou a substituir o A4 pelo A5, mas retomou a antiga classificação de nomes de acordo com o porte do modelo. Como o novo modelo já havia sido lançado, a marca manteve a nomenclatura diferente.
O novo Audi A5 é equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha, que oferece 272 cv e 400 Nm. O câmbio é um automático de sete marchas e a tração Quattro é integral nas quatro rodas com a tecnologia Ultra, que distribui até 50% da tração para o eixo traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 5,9s, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h (limitada eletronicamente).
Por fora, o visual traz elementos dos lançamentos mais recentes da Audi, como o SUV elétrico Q6 e-tron. Na dianteira, os faróis – que contam com a tecnologia LED no Brasil, deixando a LED Matrix de fora – trazem formato mais afilado, enquanto a grade frontal é mais larga e alta do que a do modelo anterior.
O para-choque também traz entradas de ar maiores, com destaque para os apliques nas extremidades da peça, que podem contar com com acabamento prateado ou black piano, variando de acordo com a versão ou o pacote escolhido. O novo A5 também cresceu 6,7 cm em comprimento (4,82m), 1,3 cm em largura (1,76 m) e 1 cm a mais em altura (1,46 m). O entre-eixos agora tem 2,90 m, 8 cm a mais. O porta-malas leva 417 litros.
Na lateral, a versão vendida no Brasil terá rodas Audi Sport de 20” com design de cinco raios e acabamento em cinza fosco. As linhas são minimalistas, com destaque para parte inferior das portas e acima das caixas de roda. Já as maçanetas são embutidas na carroceria, e lembram as utilizadas pelo BMW i4. O caimento do teto na versão sedã é menos acentuado, e lembra o antigo A5 Sportback.
Até por isso, a tampa do porta-malas abre junto com o vidro traseiro na versão sedã. Por falar na parte de trás, as lanternas de OLED são interligadas e inteligentes, contando com oito opções de assinatura visual (assim como os faróis) e avisos de emergência em determinadas situações.
Comercializado em versão única no País, o novo Audi A5 recebe a suspensão esportiva S e o kit S line exterior, que agrega itens de acabamento em preto brilhante, ponteiras de escapamento cromadas escuras; e retrovisores externos elétricos, aquecíveis e rebatíveis, ambos os lados antiofuscantes automáticos com recurso de memória e projeção de logotipo.
No interior, o novo Audi A5 não lembra em nada o antecessor. Bem mais moderno, o layout de dentro tem como destaque a central multimídia de 14,5" com Android Auto e Apple CarPlay, além do painel digital de 11,9", ambos com displays de OLED. Na Europa, o modelo oferece ainda uma terceira tela para o passageiro, opcional.
Dentre os itens de série, ainda há iluminação ambiente, bancos em couro, volante esportivo em couro com paddle-shifts, carregador sem fio, sistema de som com 10 alto-falantes e 180W, airbags laterais dianteiros com sistema de airbag para cabeça e airbag central na frente; alerta de saída da faixa; assistente de desvio e assistente de conversão na frente; assistente de estacionamento plus.
Ainda há assistente de frenagem de emergência e assistente de tráfego transversal dianteiro; ACC; detector de atenção e sonolência do motorista; faróis de rodagem diurna com controle automático das luzes e função Coming Home e Leaving Home automática; sistema de estacionamento Plus com indicação de distância; faróis full-LED plus com assistente de luz alta; e lanternas traseiras LED Pro com indicador dinâmico nas setas.
Entre os principais itens de conforto e conveniência, estão apoio lombar de 4 vias com ajustes elétricos; ar-condicionado automático de três zonas; Audi Drive Select; bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e função memória para o motorista; pacote de luz ambiente plus; sistema start-stop; tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétrico; e teto panorâmico de vidro com transparência selecionável.
O novo Audi A5 2.0 TFSI Performance S Edition Quattro já pode ser adquirido nas concessionárias da Audi em todo o Brasil, com entregas previstas para setembro deste ano. As opções de cores disponíveis são Branco Arkona (sólida); Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte, Branco Geleira, Preto Mito, Vermelho Granadina (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada). Internamente, o modelo recebe acabamento na tonalidade preta.