BYD retoma produção e chega a quase 20 mil carros feitos no Brasil
Fábrica da BYD em Camaçari (BA) retomou atividades após recesso de fim de ano e monta atualmente os modelos Dolphin Mini, King e Song Pro
A fábrica da BYD em Camaçari (BA) retomou as atividades nesta quinta-feira, 8, após um período de recesso iniciado no dia 20 de dezembro. Desde a inauguração de outubro, a fábrica já soma quase 18 mil unidades montadas dos modelos Dolphin Mini, King e Song Pro. A expectativa da marca chinesa é a de atingir o patamar de 20 mil unidades nos próximos dias.
BYD pretende aumentar nacionalização em 2026
“Rompemos barreiras, quebramos tabus em relação aos carros elétricos e ganhamos a preferência dos consumidores brasileiros. E nesta equação contar com uma fábrica do porte desta de Camaçari, que é a maior estrutura de produção automotiva do continente, fez toda a diferença”, explicou Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior e Head Comercial e Marketing da BYD Auto do Brasil.
De acordo com a BYD, a fábrica de Camaçari é fundamental para os planos de crescimento da marca no mercado brasileiro, tendo como principal diferencial em relação à concorrência justamente a produção local. Para este ano, a estratégia da BYD passa pela expansão da produção em Camaçari, incorporação de fornecedores locais e operação das fábricas de soldagem, estamparia e pintura.
Atualmente, os carros são montados na unidade em regime CKD (kits desmontados) e SKD (kits semidesmontados). Com capacidade para produzir 150 mil veículos por ano em sua primeira fase e 300 mil na etapa posterior, a fábrica baiana conta atualmente com mais de 2 mil colaboradores, e pode chegar até ao final do ano aos 5 mil trabalhadores contratados. Também existem planos para expandir a produção para até 600 mil unidades por ano.