Navio com carros elétricos em chamas é abandonado pela tripulação
Cargueiro Morning Midas trazia 3.048 veículos da China para o México, sendo 70 elétricos e 681 híbridos e está à deriva na costa do Alasca
Um incêndio no cargueiro Morning Midas, que transportava 3.048 veículos, incluindo 70 elétricos, deixou o navio à deriva na costa do Alasca, destacando os desafios no transporte marítimo de carros elétricos.
Um incêndio de grandes proporções a bordo do cargueiro Morning Midas escancara os desafios enfrentados no transporte marítimo de veículos, especialmente elétricos. A embarcação de bandeira liberiana, que transportava 3.048 automóveis, entre eles 70 modelos 100% elétricos e 681 híbridos, está à deriva desde a semana passada, a cerca de 300 milhas ao sul de Adak, no Alasca.
O navio, que partiu da China com destino ao México no dia 26 de maio, teve o fogo detectado no início da noite de 3 de junho (horário de Brasília), quando fumaça começou a sair de um dos conveses. De acordo com a Zodiac Maritime, empresa britânica que administra o cargueiro, as chamas começaram na seção onde estavam os veículos elétricos.
A empresa americana Resolve Marine foi contratada para liderar as operações de salvamento, que já começaram com a chegada do rebocador Gretchen Dunlap ao local. Outros dois navios de apoio devem se juntar à missão nas próximas semanas. Segundo a Guarda Costeira americana, a prioridade agora é conter possíveis danos ambientais e garantir a segurança dos envolvidos nas operações.
Este não é um caso isolado. Em 2022, o navio Felicity Ace também pegou fogo enquanto transportava cerca de 4.000 veículos do Grupo Volkswagen, entre eles modelos Porsche, Bentley e Lamborghini. O navio acabou afundando no Oceano Atlântico após duas semanas em chamas, com um prejuízo estimado em US$ 155 milhões.
Incidentes como esses têm levantado preocupações sobre os riscos associados ao transporte marítimo de veículos elétricos, especialmente devido ao potencial de combustão das baterias de íons de lítio. Algumas companhias, como a norueguesa Havila Kystruten, já se recusam a transportar carros elétricos em suas embarcações. Ainda assim, com a eletrificação da frota global em curso, encontrar formas mais seguras de levar esses veículos de um continente ao outro se torna cada vez mais urgente.
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