Nas lojas, Hyundai Creta vende mais que VW Polo; Corolla Cross supera Nivus e Fastback
Vendas no varejo tem pódio acirrado, com apenas uma unidade de diferença entre o primeiro e o segundo colocado; Tracker cai e SUV da Toyota realiza feito inédito
Nem sempre o carro mais vendido é o mais querido pelo consumidor. Quem determina o gosto do público, de fato, são as vendas no varejo. E esse ranking (que deixa de lado as vendas no atacado, feitas diretamente da montadora para empresas) revelou algumas mudanças em agosto. O fato que mais chamou a atenção foi a presença do Corolla Cross na terceira posição.
O modelo da Toyota que em agosto conquistou pela primeira vez o título de SUV mais vendido do mercado brasileiro (vendas gerais), de acordo com dados da Fenabrave, caiu de vez no gosto popular. Com 4.388 emplacamentos provenientes das vendas no varejo, já supera Volkswagen Nivus e Fiat Fastback. As primeiras posições do ranking de emplacamentos ficaram com Hyundai Creta, na liderança, e Volkswagen Polo, em segundo lugar. A dupla, aliás, se distancia por apenas uma unidade - 5.215 e 5.214, respectivamente.
O Honda HR-V, que já liderou o ranking, ficou abaixo até mesmo da Fiat Strada. Por outro lado, se posicionou acima dos hatches de entrada Hyundai HB20 e Fiat Argo (que voltaram ao top ten), o que mostra o alto ticket médio das compras do consumidor brasileiro. E quem fecha a lista dos 'dez mais' é o Chevrolet Tracker, que registrou queda drástica de julho para agosto, tornando-se o destaque negativo da lista.
Marcas
Pouco mais da metade das vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil em agosto (50,6%) vem da modalidade varejo. E a Volkswagen deteve 15,6% desse mercado - na bota estão Fiat (14,8%) e Hyundai (8,9%). Mas, se o Polo faz sucesso junto ao consumidor final, o mesmo não se pode dizer de outros carros da VW. A maioria tem vendas tímidas quando são descontadas as comercializações no atacado.
A Saveiro, por exemplo, aparece no segundo posto entre os comerciais leves nas vendas diretas, com 5.116 emplacamentos. Mas, no varejo, cai para a 12ª posição, com apenas 242 registros. O mesmo acontece com T-Cross e Virtus, porém, salva-se o Tera, que fica na 22ª posição do ranking de vendas diretas (991 emplacamentos), mas sobe para o 11º posto no varejo, com suas 3.116 comercializações.
Picapes, eletrificados e sedãs
Entre as picapes, a Ford Ranger voltou ultrapassou a Fiat Toro e ficou no terceiro lugar entre os comerciais leves, com 1.800 vendas no varejo. Já nos eletrificados, quem domina é a BYD, com o Dolphin Mini como o elétrico mais vendido (12º lugar e 3.036 unidades) e Song, como o híbrido mais comercializado do mercado nacional (16º/2.702). Já entre os sedãs, a Toyota domina com o Corolla, que soma 1.823 registros e fica à frente do segundo colocado, o Chevrolet Onix Plus, com 1.079 vendas.
Veja a lista dos dez automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo em agosto:
- Hyundai Creta: 5.215
- Volkswagen Polo: 5.214
- Toyota Corolla Cross: 4.388
- Volkswagen Nivus: 3.902
- Fiat Fastback: 3.852
- Fiat Strada: 3.737
- Honda HR-V: 3.605
- Hyundai HB20: 3.438
- Fiat Argo: 3.389
- Chevrolet Tracker: 3.331
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!