Não basta ter dinheiro para comprar a Ferrari 296 Speciale; veja as regras
Esportivo tem conjunto híbrido de 880 cv e regra exclusiva para a compra
O novo Ferrari 296 Speciale faz jus ao nome, herdado do icônico 458 Speciale, ao reunir três elementos-chave: mais potência, menos peso e aerodinâmica aprimorada. Ele entrega a potência combinada de 880 cv (50 a mais que o 296 GTB), pesa 60 kg a menos (1410 kg) e gera 435 kg de downforce traseiro a 250 km/h, superando o 296 GTB e o Assetto Fiorano, por exemplo.
O motor V6 biturbo de 120º agora rende 700 cv — 37 a mais — graças a melhorias como turbos mais eficientes, bielas de titânio e pistões reforçados, resultando em 9 kg a menos. Além disso, o motor elétrico também foi otimizado, com pico de 180 cv no modo extraboost. A potência combinada continua híbrida, e em modo 100% elétrico atinge 135 km/h com autonomia de 25 km.
Ferrari 296 Speciale tem desempenho digno de esportivo
O desempenho impressiona: 0 a 100 km/h em 2,8s, 0 a 200 km/h em 7s e velocidade máxima acima de 330 km/h. Em Fiorano, é 2,5s mais rápido que o 296 GTB. Visualmente mais agressivo, traz elementos do 296 Challenge, muita fibra de carbono e portas em alumínio, por exemplo. O aerofólio traseiro ativo e o novo "amortecedor aero" dianteiro aumentam a eficiência aerodinâmica.
A suspensão foi rebaixada e equipada com molas de titânio e amortecedores eletrônicos. Pneus Michelin Cup2 e freios de carbono-cerâmica vêm de série. O interior é focado na performance: acabamento em fibra de carbono e Alcantara, menos isolamento acústico e comandos concentrados no volante com dois manettinos (um para desempenho, outro para os modos elétricos).
Contudo, os bancos podem ser confortáveis ou esportivos (em carbono), e o espaço para bagagens é reduzido: 169 litros na frente e 112 atrás.
Exclusividade: modelo tem regra rígida para compra
Seja como for, não é todo mundo que pode comprar o novo esportivo. As encomendas, abertas em 29 de abril, são exclusivas somente para clientes Ferrari dos últimos cinco anos. Preço? Cerca de 460 mil euros (aproximadamente R$ 2,53 milhões) pelo Coupé e mais de 500 mil euros (acima de R$ 2,75 milhões) pelo Aperta — com produção limitada e alta procura.