Mercedes EQS: por que este SUV elétrico teve rejeição se é tão bom? | Avaliação
Revisitamos o Mercedes-Benz EQS 450+ SUV por uma semana. Com 360 cv (265 kW), 568 Nm, alcance de 411 km e sete lugares, ele é tudo de bom
Matamos a saudade do Mercedes-Benz EQS 450+ SUV em uma nova experiência de uma semana no litoral paulista, circulando pelas ruas, avenidas, praias e estradas do Guarujá, mesmo local onde rodamos com o GWM Tank 300 PHEV. O maior SUV elétrico da marca alemã confirmou suas credenciais de luxo e tecnologia, mas também mostrou como pode ser surpreendentemente confortável e prático para uma família.
Mercedes EQS tem coisas a ensinar ao Volvo EX90
Mais que isso: mostrou ter coisas a ensinar até mesmo ao recém-chegado Volvo EX90, principalmente pela eletrônica confiável e pelo perfil mais alto dos pneus, que tornam o rodar muito mais macio que o esperado em um carro desta categoria. Mas, apesar de tudo, o Mercedes EQS enfrenta rejeição (falaremos disso abaixo).
Luxo elétrico para até sete pessoas
O EQS 450+ SUV é a versão escolhida pela Mercedes-Benz para o mercado brasileiro e custa R$ 998.900. Montado sobre a mesma base do sedã EQS, ele traz 3,21 m de entre-eixos e medidas imponentes: 5,12 m de comprimento, 2,15 m de largura e 1,72 m de altura. A diferença de mais de 20 cm de altura em relação ao sedã transforma o espaço interno e garante uma posição de dirigir elevada.
O modelo oferece sete lugares de série, graças à terceira fileira de bancos, e um porta-malas de 645 litros. Cabe muita bagagem. Mas já que citamos o Volvo EX90 elétrico, justiça seja feita: o modelo sueco é imbatível quando se trata de conforto na terceira fileira e ainda tem grande espaço para bagagem nessa configuração (310 litros contra 195 do EQS).
Um carro elétrico que não provoca ansiedade
O SUV alemão utiliza um motor elétrico síncrono de excitação permanente no eixo traseiro, com 360 cv (265 kW) de potência e 568 Nm de torque. O desempenho é consistente: acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge 210 km/h, velocidade limitada eletronicamente.
A bateria de 108 kWh assegura uma autonomia de 411 km segundo o Inmetro (PBEV 2025), valor realista para o mercado brasileiro. Na prática, roda mais e não provoca ansiedade da bateria. O carregamento pode ser feito em estações de até 200 kW em corrente contínua ou até 11 kW em corrente alternada.
Pneus “borrachudos”, e que aprendam com isso
Se o Volvo EX90 impressiona pela modernidade, o Mercedes ensina que o conforto vem também da escolha dos pneus: no EQS SUV, o perfil é mais alto, “borrachudo”, o que ajuda a absorver melhor as irregularidades do piso e garante suavidade de rodagem.
Além disso, a suspensão Airmatic com amortecimento adaptativo ADS+ permite ajustar a altura do carro em até 4 cm, e o eixo traseiro direcional esterça até 10 graus, tornando o gigante de mais de 5 metros surpreendentemente ágil em ruas estreitas.
Mercedes EQS tem 42 polegadas de telas
O interior é um espetáculo à parte, com o MBUX de três telas OLED (12,3” para o motorista, 17,7” central e outra de 12,3” para o passageiro dianteiro), que criam uma interface futurista e funcional. A Mercedes ainda aplicou uma câmera inteligente que reduz o brilho do display do passageiro se perceber que o motorista está desviando o olhar.
A bordo, os ocupantes contam com bancos de couro Nappa com massagem, ar-condicionado multizona, sistema de som Burmester 3D com Dolby Atmos, teto solar panorâmico e filtragem de ar com aromatização e ionização.
Como todo Mercedes de ponta, o Mercedes EQS 450+ SUV vem com pacote de segurança completo: piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ocupação traseira, apoio para manobras evasivas, estacionamento automático com câmera 360°, faróis Digital Light e múltiplos airbags.
Não confunda o EQS SUV com o EQS Sedan
Rodando durante uma semana pelo Guarujá, o EQS 450+ SUV mostrou ser mais do que um “sedã elétrico levantado”: ele entrega uma combinação rara de luxo, silêncio absoluto, conforto superior e praticidade familiar. A autonomia realista de 411 km dá tranquilidade no uso urbano e em viagens médias, e a qualidade do rodar é, sem dúvida, referência no segmento.
Se o Volvo EX90 é visto como um dos SUVs elétricos mais modernos da atualidade, o Mercedes EQS SUV prova que ainda pode ensinar muito — principalmente quando o assunto é conforto de rodagem, graças aos pneus de perfil mais alto e à sofisticação de seu conjunto de suspensão.
Mercedes EQS chegou “10 anos antes do previsto”
Acredite se quiser, a Mercedes enfrentou rejeição com a série de carros elétricos EQS. Muitos clientes consideraram o design avançado demais, e sem algumas características que haviam nos modelos tradicionais.
Recentemente, o chefe de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, disse à revista inglesa Autocar: “Acho que o EQS provavelmente chegou 10 anos antes do previsto. “É um carro muito, muito progressista e, claro, não foi originalmente projetado como uma limusine para motorista. Essa não era a intenção”.
Wagener se referia ao EQS Sedanm nas diante do ocorrido a Mercedes resolveu mudar tudo, inclusive o SUV. “Muitas pessoas nesta categoria esperam um capô longo e status de um carro para motorista, e o EQS é diferente. É um carro completamente diferente”, afirmou. “Talvez devêssemos tê-lo comercializado de forma diferente, mais como um CLS futurista, um Classe S Coupé ou algo assim.”
E agora? Diante disso, você considera o Mercedes-Benz EQS como uma compra perante seus rivais diretos? Veja nas duas tabelas abaixo e tire suas conclusões, mas sabendo que o carro é ótimo.
| Modelo | Preço (R$) |
Potência (kW/cv) |
Torque (Nm) |
Lugares |
|---|---|---|---|---|
| Mercedes EQS SUV 450+ | 998.900 | 265 / 360 | 568 | 7 |
| Volvo EX90 (Twin Motor) | 850.000 | 380 / 517 | 910 | 7 |
| BMW iX xDrive50 | 870.000 | 385 / 523 | 765 | 5 |
| Audi Q8 e-tron | 830.000 | 300 / 408 | 664 | 5 |
| Modelo | Bateria (kWh) |
Alcance PBEV (km) |
Pneus | Porta-malas (L) |
|---|---|---|---|---|
| Mercedes EQS SUV 450+ | 108 | 411 | 275/45 R21 (perfil alto) Flanco: 123,8 mm |
645 |
| Volvo EX90 (Twin Motor) | 111 | 459 | 285/40 R22 (perfil baixo) Flanco: 114,0 mm |
655 |
| BMW iX xDrive50 | 105 | 528 | 255/50 R21 (perfil alto) Flanco: 127,5 mm |
500 |
| Audi Q8 e-tron | 95 | 411 a 430 |
265/45 R21 (perfil médio) Flanco: 119,2 mm |
569 |