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Mercedes EQS: por que este SUV elétrico teve rejeição se é tão bom? | Avaliação

Revisitamos o Mercedes-Benz EQS 450+ SUV por uma semana. Com 360 cv (265 kW), 568 Nm, alcance de 411 km e sete lugares, ele é tudo de bom

25 ago 2025 - 16h51
(atualizado às 16h52)
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Matamos a saudade do Mercedes-Benz EQS 450+ SUV em uma nova experiência de uma semana no litoral paulista, circulando pelas ruas, avenidas, praias e estradas do Guarujá, mesmo local onde rodamos com o GWM Tank 300 PHEV. O maior SUV elétrico da marca alemã confirmou suas credenciais de luxo e tecnologia, mas também mostrou como pode ser surpreendentemente confortável e prático para uma família.

Mercedes-Benz EQS 450+ SUV
Mercedes-Benz EQS 450+ SUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Mercedes EQS tem coisas a ensinar ao Volvo EX90

Mais que isso: mostrou ter coisas a ensinar até mesmo ao recém-chegado Volvo EX90, principalmente pela eletrônica confiável e pelo perfil mais alto dos pneus, que tornam o rodar muito mais macio que o esperado em um carro desta categoria. Mas, apesar de tudo, o Mercedes EQS enfrenta rejeição (falaremos disso abaixo).

Luxo elétrico para até sete pessoas

O EQS 450+ SUV é a versão escolhida pela Mercedes-Benz para o mercado brasileiro e custa R$ 998.900. Montado sobre a mesma base do sedã EQS, ele traz 3,21 m de entre-eixos e medidas imponentes: 5,12 m de comprimento, 2,15 m de largura e 1,72 m de altura. A diferença de mais de 20 cm de altura em relação ao sedã transforma o espaço interno e garante uma posição de dirigir elevada.

Mercedes-Benz EQS 450+ SUV
Mercedes-Benz EQS 450+ SUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O modelo oferece sete lugares de série, graças à terceira fileira de bancos, e um porta-malas de 645 litros. Cabe muita bagagem. Mas já que citamos o Volvo EX90 elétrico, justiça seja feita: o modelo sueco é imbatível quando se trata de conforto na terceira fileira e ainda tem grande espaço para bagagem nessa configuração (310 litros contra 195 do EQS).

Um carro elétrico que não provoca ansiedade

O SUV alemão utiliza um motor elétrico síncrono de excitação permanente no eixo traseiro, com 360 cv (265 kW) de potência e 568 Nm de torque. O desempenho é consistente: acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge 210 km/h, velocidade limitada eletronicamente.

A bateria de 108 kWh assegura uma autonomia de 411 km segundo o Inmetro (PBEV 2025), valor realista para o mercado brasileiro. Na prática, roda mais e não provoca ansiedade da bateria. O carregamento pode ser feito em estações de até 200 kW em corrente contínua ou até 11 kW em corrente alternada.

Pneus “borrachudos”, e que aprendam com isso

Se o Volvo EX90 impressiona pela modernidade, o Mercedes ensina que o conforto vem também da escolha dos pneus: no EQS SUV, o perfil é mais alto, “borrachudo”, o que ajuda a absorver melhor as irregularidades do piso e garante suavidade de rodagem.

Mercedes-Benz EQS 450+ SUV
Mercedes-Benz EQS 450+ SUV
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Além disso, a suspensão Airmatic com amortecimento adaptativo ADS+ permite ajustar a altura do carro em até 4 cm, e o eixo traseiro direcional esterça até 10 graus, tornando o gigante de mais de 5 metros surpreendentemente ágil em ruas estreitas.

Mercedes EQS tem 42 polegadas de telas

O interior é um espetáculo à parte, com o MBUX de três telas OLED (12,3” para o motorista, 17,7” central e outra de 12,3” para o passageiro dianteiro), que criam uma interface futurista e funcional. A Mercedes ainda aplicou uma câmera inteligente que reduz o brilho do display do passageiro se perceber que o motorista está desviando o olhar.

A bordo, os ocupantes contam com bancos de couro Nappa com massagem, ar-condicionado  multizona, sistema de som Burmester 3D com Dolby Atmos, teto solar panorâmico e filtragem de ar com aromatização e ionização.

Como todo Mercedes de ponta, o Mercedes EQS 450+ SUV vem com pacote de segurança completo: piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ocupação traseira, apoio para manobras evasivas, estacionamento automático com câmera 360°, faróis Digital Light e múltiplos airbags.

Não confunda o EQS SUV com o EQS Sedan

Rodando durante uma semana pelo Guarujá, o EQS 450+ SUV mostrou ser mais do que um “sedã elétrico levantado”: ele entrega uma combinação rara de luxo, silêncio absoluto, conforto superior e praticidade familiar. A autonomia realista de 411 km dá tranquilidade no uso urbano e em viagens médias, e a qualidade do rodar é, sem dúvida, referência no segmento.

Se o Volvo EX90 é visto como um dos SUVs elétricos mais modernos da atualidade, o Mercedes EQS SUV prova que ainda pode ensinar muito — principalmente quando o assunto é conforto de rodagem, graças aos pneus de perfil mais alto e à sofisticação de seu conjunto de suspensão.

Mercedes EQS chegou “10 anos antes do previsto”

Acredite se quiser, a Mercedes enfrentou rejeição com a série de carros elétricos EQS. Muitos clientes consideraram o design avançado demais, e sem algumas características que haviam nos modelos tradicionais.

Recentemente, o chefe de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, disse à revista inglesa Autocar: “Acho que o EQS provavelmente chegou 10 anos antes do previsto. “É um carro muito, muito progressista e, claro, não foi originalmente projetado como uma limusine para motorista. Essa não era a intenção”.

Wagener se referia ao EQS Sedanm nas diante do ocorrido a Mercedes resolveu mudar tudo, inclusive o SUV. “Muitas pessoas nesta categoria esperam um capô longo e status de um carro para motorista, e o EQS é diferente. É um carro completamente diferente”, afirmou. “Talvez devêssemos tê-lo comercializado de forma diferente, mais como um CLS futurista, um Classe S Coupé ou algo assim.”

E agora? Diante disso, você considera o Mercedes-Benz EQS como uma compra perante seus rivais diretos? Veja nas duas tabelas abaixo e tire suas conclusões, mas sabendo que o carro é ótimo.

Comparativo de preço, potência e torque

Modelo Preço
(R$)
Potência
(kW/cv)
Torque
(Nm)
Lugares
Mercedes EQS SUV 450+  998.900 265 / 360 568 7
Volvo EX90 (Twin Motor) 850.000 380 / 517 910 7
BMW iX xDrive50 870.000 385 / 523 765 5
Audi Q8 e-tron 830.000 300 / 408 664 5

Comparativo de bateria, alcance, pneus e porta-malas

Modelo Bateria
(kWh)
Alcance
PBEV (km)
Pneus Porta-malas
(L)
Mercedes EQS SUV 450+ 108 411 275/45 R21
(perfil alto)
Flanco:
123,8 mm
645
Volvo EX90 (Twin Motor) 111 459 285/40 R22
(perfil baixo)
Flanco:
114,0 mm
655
BMW iX xDrive50 105 528 255/50 R21
(perfil alto)
Flanco:
127,5 mm
500
Audi Q8 e-tron 95 411
a 430
265/45 R21
(perfil médio)
Flanco:
119,2 mm
569

Guia do Carro
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