GWM Tank 300: off-road no Guarujá, enquanto Haval H9 e Poer P30 não chegam | Avaliação
Avaliamos o GWM Tank 300 híbrido plug-in no belo litoral paulista; veja dados do Inmetro, consumo real, autonomia elétrica e emissão de CO₂
A GWM está prestes a lançar os inéditos Haval H9 e Poer P30. Mas, enquanto eles não chegam, conheça o incrível GWM Tank 300 PHEV. No litoral paulista, o Tank 300 se mostrou um SUV diferenciado: robusto, luxuoso e tecnologicamente avançado. Avaliado no Guarujá, encarou ladeiras, ruas estreitas e até areia com tranquilidade. Seu design quadrado lembra clássicos off-road, mas por dentro é bastante sofisticado.
Tank 300 tem 408 cv para off-road!
Sob o capô, o Tank 300 combina motor 2.0 turbo a gasolina com sistema híbrido plug-in. A potência combinada tem 408 cv e há incríveis 750 Nm de torque. A transmissão automática de 9 marchas e a tração 4x4 Hi-4T, com reduzida e bloqueios do diferencial, garantem desempenho sólido. O bicho é nervoso! A aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos destaca a agilidade deste SUV raiz robusto.
Quem tem medo de alagamento? O Tank 300 não
Chassi de longarinas, três bloqueios de diferencial, modos de condução variados e travessia de 70 cm em áreas alagadas. Essas são as principais habilidades do Tank 300 fora da estrada. No Guarujá, o Tank encarou algumas trilhas e rampas com confiança. O assistente de manobra fechada ajuda em curvas apertadas. É um detalhe importante em ambientes urbanos e especialmente em trilhas estreitas.
O Tank 300 no Brasil é vendido apenas na configuração híbrida plug-in. São forte cavalaria, muita força para arrancadas, tração integral e capacidade de reboque de 750 kg, é um SUV raiz, porém adequado à modernidade do século 21. Ele custa R$ 333.000, posicionando-se como alternativa muito mais acessível perante alguns rivais premium, mas com conteúdo competitivo.
Vida a bordo é muito boa
O interior do Tank 300 tem alto padrão: duas telas de 12,3”, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos em couro Nappa com massagem, ventilação e aquecimento. Quer mais? Ele oferece ainda ajustes elétricos com memória para motorista e passageiro, seis airbags e carroceria reforçada com aço de alta resistência.
Consumo, autonomia e emissões
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro traz os seguintes números para o Tank 300 PHEV (o consumo real foi feito pelo Guia do Carro).
- Autonomia elétrica: 75 km
- Consumo na cidade: 18,4 km/l (modo elétrico) ou 7,5 km/l (combustão)
- Consumo estrada: 18,7 km/l (modo elétrico) ou 7,7 km/l (combustão
- Consumo real na cidade: 12,9 km/l (modo híbrido)
- Consumo real na estrada: 13,2 km/l (modo híbrido)
- Alcance estimado real estimado: 924 km (modo híbrido)
- Emissão de CO₂: 22 g/km (elétrico) ou 179 g/km (combustão)
Esses valores colocam o Tank 300 entre os híbridos plug-in mais eficientes do país, conciliando desempenho e responsabilidade ambiental. Mas, atenção: o consumo depende muita da forma como o motorista dirige. Portanto, o híbrido plug-in deve sempre sempre ser carregado na tomada quando possível.
Comparativo com rivais de preço
No Brasil, os concorrentes mais próximos, em termos de preço, são o Jeep Wrangler 4xe, o Volvo XC60 Recharge e BMW X3 xDrive30e. O Wrangler oferece 380 cv e foco off-road, mas consome mais e custa acima de R$ 480 mil. O XC60 (462 cv) e o X3 (292 cv) privilegiam o luxo, com menor aptidão para trilhas. O Tank 300 se destaca pela robustez off-road com luxo, potência competitiva e preço mais atraente. Na categoria off-road há, claro, o Mercedes G63, mas ele custa mais de R$ 2 milhões.
Impressões ao dirigir do Tank 300
Na prática, o Tank 300 revela tanto suas virtudes quanto suas limitações. A posição de dirigir elevada transmite domínio, e a resposta imediata do motor elétrico dá agilidade em saídas e retomadas de velocidade. Contudo, por ser um veículo de carroceria sobre chassi, há mais balanço lateral em curvas e oscilações perceptíveis em ruas esburacadas.
Chega a ser bem desconfortável no dia a dia., Esse comportamento é típico de SUVs autênticos off-road e pode incomodar quem espera a suavidade de um monobloco urbano, mas reforça a robustez estrutural em situações de trilha.
No trânsito urbano do Guarujá, a posição elevada deu confiança. Em ladeiras, o torque elétrico respondeu rápido. Em trechos de areia e pedra, o chassi rígido e os bloqueios mostraram força. Uma forte acelerada impressionou não só a mim como a quem viu. É um carro que valoriza a experiência costeira, ainda que o balanço em piso irregular lembrasse constantemente sua vocação off-road.
Design, estilo e status
As fotos feitas na praia do Guarujá mostram o apelo visual do GWM Tank 300. As rodas pretas com pneus off-road de perfil alto destacam a vocação aventureira. A frente, com grade larga e faróis circulares em LED com filete horizontal, transmite uma imagem retrô e moderna ao mesmo tempo, lembrando SUVs clássicos.
A traseira com estepe externo reforça o espírito off-road autêntico, enquanto o acabamento em preto contrastante dá sofisticação. No interior, os materiais de toque macio, apliques metálicos e o desenho do painel projetam um status de SUV premium. O Tank 300 chama atenção tanto parado na orla quanto rodando na cidade, transmitindo imponência e exclusividade. Você chama atenção com esse carrão.
Vale a pena comprar?
O Tank 300 PHEV chegou ao Brasil com credenciais sólidas: potência, autonomia elétrica, conforto e eficiência, por isso já conquistou boas vendas: mais de 1.600 unidades até julho. Posicionado entre rivais caros e urbanos (chamados de SUVs de shoppíng center), o Tank 300 entrega muito mais aptidão para trilhas por menos. Um SUV que une luxo e aventura com consciência ambiental, pois permite fazer trilhas sem emitir gás carbônico. Mesmo que balance na rodagem na cidade, vale a pena para quem busca aventuras.