Volvo EX90 entrega experiência ruim com excesso de eletrônica | Avaliação
Talvez por imposição dos chineses, que são donos da marca, Volvo testa limites com o SUV elétrico de R$ 849.950
O Volvo EX90 elétrico chegou ao Brasil como um dos SUVs mais aguardados da marca sueca, prometendo inovação, segurança e alto desempenho. No entanto, minha experiência de uma semana com o EX90 revelou alguns pontos que podem melhorar, especialmente no que diz respeito à eletrônica e ao funcionamento do sistema.
Para tirar a dúvida, conversei com alguns jornalistas. Um dos aspectos mais discutidos é o grande volume de eletrônica presente no veículo. Relatos indicam que alguns proprietários enfrentaram dificuldades com o sistema de Lidar, considerado uma tecnologia avançada, mas que ainda apresenta pontos a serem aprimorados em sua estabilidade.
Apesar disso, o desempenho mecânico do Volvo EX90 é reconhecido positivamente: o carro oferece boa potência de 380 kW (ou 517 cv), ótimo torque (835 Nm) e uma bateria de alta capacidade (111 kWh), com alcance de 459 km (PBEV) e carregamento rápido via DC de 250 kW – números excelente e compatíveis com as expectativas de um SUV de alto padrão.
Outro detalhe importante refere-se à segurança e conveniência. A ausência de uma chave física (a “chave” é o telefone celular) levou a alguns incômodos, como o carro ficar aberto na rua após uma tentativa de trancar as portas. Como eu não era o dono do carro, a Volvo me deu um dispositivo de emergência, que descarrega rápido e, às vezes, não fecha o carro.
A multimídia falhou no básico: a localização exata do carro no Google Maps. Fiquei rodando como barata tonta até desistir. Por sorte eu conhecia o caminho. Essa é a terceira vez que tenho dificuldades na navegação com um Volvo – portanto, não foi um problema pontual; é persistente. O sistema às vezes apresenta baixa precisão e resposta lenta.
Além disso, a compatibilidade do sistema com aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, fica limitada quando o Spotify ou o Deezer estão ativos, o que pode irritar o usuário e causa transtornos se é algo que você está esperando ou tem interesse em ver na hora e está dirigindo. Isso ocorreu algumas vezes (e também não foi a primeira vez).
Diante dessas questões, é importante destacar que a eletrônica do EX90 é uma evolução dentro do portfólio da Volvo, mas que ainda pode passar por ajustes em futuras atualizações de software. Mas, no momento, a sensação é que a Volvo se perdeu no excesso de eletrônica. Pode ter sido imposição da chinesa Geely, dona da marca sueca.
Por outro lado, o Volvo EX90 mostrou-se forte na parte mecânica, com desempenho impecável em termos de potência, torque, estabilidade e eficiência da bateria. Além disso, o carro oferece um interior confortável, com excelente espaço até mesmo na terceira fileira de bancos, e um porta-malas que atende bem às necessidades, mesmo com o SUV configurado para 7 lugares (310 litros). Com 5 lugares, são 655 litros.
Mesmo numa marca de luxo nota-se o compartilhamento de itens dentro da montadora, o que é uma forma de economizar na produção. O volante de direção é o mesmo de modelos da Zeekr, marca do mesmo grupo Geely, que também tem impacto no design de alguns componentes. Veja todas as novidades do Volvo EX90 neste link de primeiras impressões.
Outro ponto a ser mencionado é a durabilidade dos pneus, que têm perfil muito baixo (medidas 275/35 R22), algo que pode comprometer o conforto e até sua vida útil em ruas e estradas brasileiras, devido a buracos que, às vezes, surgem do nada, ou apenas são eternos. E não há estepe. Do mesmo porte do Volvo EX90, o Mercedes-Benz EQS serve de referência positiva, pois seus pneus são muito mais “borrachudos”.
No geral, o Volvo EX90 se destaca pelo conforto e espaço interno, além de uma condução silenciosa e segura. Sem contar que é um veículo zero emissão de carbono. Mas quem investe 850 mil reais num carro familiar, de proposta estradeira, espera um produto com performance impecável em todos os detalhes. Ainda que o desempenho mecânico seja elevado, os sinais de instabilidade eletrônica e os detalhes de conectividade demonstram que há espaço para melhorias.
De qualquer forma, a Volvo mantém sua firme aposta na eletrificação total com o EX90. Espero que futuras atualizações possam aprimorar esses pontos, entregando uma experiência à altura do que o mercado de automóveis de luxo exige.