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Já dirigimos o inédito Volvo EX90 elétrico, que estreia por R$ 849.950

Muito além de uma simples variação do XC90, o Volvo EX90 é o mais seguro de todos os tempos, tem motor de 380 kW (517 cv) e roda 459 km

10 abr 2025 - 19h28
(atualizado às 21h35)
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Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

O inédito Volvo EX90 – que não é uma versão elétrica do Volvo XC90 Plug-in Hybrid – estreou oficialmente no mercado brasileiro nesta quinta-feira, 10, com uma nova plataforma e o status de ser o modelo mais seguro já fabricado pela montadora sueca. Já dirigimos o Volvo EX90 elétrico num roteiro de 124 km entre São Paulo e Vinhedo (SP).

O percurso do primeiro test-drive passou por trechos urbanos, rodovias de alta velocidade como Castello Branco e Anhanguera e a sinuosa Estrada dos Romeiros, margeando o Rio Tietê no interior paulista. Foi o bastante para o Volvo EX90 mostrar o seu cartão de visitas, com acelerações vigorosas, muito bom comportamento dinâmico, freios eficientes, ótima dirigibilidade e muito silêncio a bordo.

Tudo é superlativo no inédito SUV elétrico da Volvo. Para começo de conversa, o EX90 elétrico tem 5,037 m de comprimento e 2,985 m de distância entre-eixos. Apesar de a Volvo afirmar que a plataforma é nova, o entre-eixos é o mesmo do XC90. Mas o EX90 elétrico também tem o balanço traseiro maior, por isso é 8 cm mais comprido. Ele também mede 1,774 m de altura e 1,964 m de largura (mais do que o XC90).

Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Mas, atenção: para quem quiser colocá-lo na garagem, o inédito EX90 mede 2,039 m com os espelhos dobrados e 2,113 m com os espelhos na posição normal. A altura mínima do solo é de 212 mm (-6 mm em relação ao XC90) e o assoalho interno é totalmente plano, por se tratar de um carro elétrico. Um detalhe interessante é que as três fileiras de bancos têm alturas ligeiramente diferentes, para que todos os passageiros tenham visão da parte de fora do carro (a terceira é a mais alta).

A potência é muito generosa. São 380 kW de potência (517 cv) em dois motores elétricos – um dianteiro e um traseiro. O torque é absurdo: 910 Nm. Ele tem tração integral AWD e sua potência o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos – número digno de um Porsche (mas aqui estamos falando de um SUV familiar que pesa incríveis 2.757 kg.

A bateria é enorme e tem 111 kWh de capacidade. Isso dá ao Volvo EX90 um alcance de 459 km pelos critérios do PBEV do Inmetro. No ciclo europeu WLTP ele conseguiu uma autonomia por carga de 520 km (combinado cidade/estrada). Como outros modelos da Volvo, o EX90 é conectado ao Google e mostra no Maps quanto o carro terá de bateria no destino.

Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

A potência de carregamento é de 11 kW na carga lenta (AC) e de 150 kW na carga rápida (DC) na faixa de 10% a 80%, podendo chegar a 250 kW em seu máximo. Planejado para ser um carro elétrico desde a sua concepção, o Volvo EX90 é superlativo também no preço – custa nada menos de R$ 849.950. É uma grande diferença de R$ 150.000 em relação à versão mais cara do novo XC90, que custa R$ 699.950 (Ultra Dark).

Mas a Volvo garante que há motivos. O carro é um show de tecnologia. Tem 9 airbags, sendo 2 airbags laterais de cada lado, tem novos faróis com LEDs de 1,3 megapixels de luminosidade, lanternas traseiras em formato horizontal (como o Volvo EX30), rodas de 22 polegadas aerodinâmicas, bancos dianteiros com massagem, sistema de aquecimento nos bancos dianteiros e traseiros e rebatimento elétrico nos bancos da terceira fileira, o que aumenta muito a praticidade desse compartimento.

O inédito EX90 elétrico tem ar-condicionado de quatro zonas com clean zone (filtra impurezas e elimina até cheiros ruins que surjam no caminho) e saídas de ar nas três fileiras, acabamento em madeira sustentável, iluminação Sunlike (reduz a luz ao anoitecer), vidros laterais laminados (aumentando de forma impressionante o isolamentro acústico) e som Bowers & Wilkins com 25 alto falantes, inclusive nos encostos de cabeça dianteiros

Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

O Volvo EX90 tem 655 litros no porta-malas com os bancos configurados para 5 lugares. Sobe a 1.040 litros com os bancos rebatidos (2 lugares) e desce para 310 litros configurado para 7 lugares. De lambuja há ainda 34 litros sob o capô, pois os motores elétricos não ocupam o mesmo espaço que os motores a combustão.

Outra coisa boa do Volvo EX90 é que ele tem o painel de instrumentos atrás do volante, com ótima visualização da velocidade, do nível da bateria e do alcance. Felizmente a Volvo não imitou o EX30 nesse item, embora a economia de botões seja um item bem chato. Para regular espelhos, bancos e até para abrir o porta-malas é preciso tocar em alguns comandos do display central, que tem 14,5 polegadas. Isso não é modernidade; isso é economia de custo em botões.

Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

Também não há alças de segurança no teto, outra ausência absurda num carro de 850 mil reais; mas também faz parte da economia de custos, pois as montagens são cada vez mais robotizadas e o encaixe das alças de segurança talvez sejam complextos demais para isso. Vai saber…

Com foco máximo na segurança, o Volvo EX90 também introduz o sistema Lidar, que é composto de 8 câmeras, 5 radares e 12 sensores ultrassônicos para auxiliar na tecnologia Safe Space. O detalhe ruim dessa tecnologia é que o Lidar fica do lado de fora do carro, no teto, colocado no parabrisa, como se fosse um luminoso de táxi. Ficou feio, feriu o design limpo, mas ajuda – e muito – na segurança.

O recurso de segurança pioneiro usa tecnologia de detecção em tempo real para entender se o motorista está cansado ou distraído e, assim, intervir e dar o suporte necessário. O EX90 pode até alertar o motorista com um solavanco proposital, seguido por notificações mais consistentes, caso o alerta inicial não tenha o efeito desejado. Se o motorista dormir no volante, o EX90 pode parar o carro com segurança e sinalizar os demais motoristas com luzes de emergência.

A posição de dirigir é muito boa, com amplo espaço, muito conforto, perfeita ergonomia, bancos perfeitos e volante de ótima empunhadura. É a primeira vez que um Volvo tem a coluna de direção com ajuste elétrico, de altura e profundidade (movimentando junto o painel digital). Mas, como tudo é feito pelo display central, o XC90 Plug-In Hybrid, com seu método “antigo”, é 10x mais prático.

Volvo EX90 elétrico
Volvo EX90 elétrico
Foto: Divulgação / Guia do Carro

O Volvo EX90 é também o primeiro modelo da marca sueca – que pertence ao grupo chinês Geely – impulsionado por tecnologia de computação central (Core Computer) que, em parceria com a gigante tecnológica NVIDIA, oferece um nível de segurança inédito em automóveis. O processador permite que o carro seja constantemente aprimorado, com maior agilidade e eficiência, sem que o proprietário precise ir até uma concessionária.

A Volvo já comercializou 23 unidades do EX90 elétrico em ação de pré-venda. A empresa não informou quantos EX90 pretende vender durante o ano. Mas, para quem tem 850 mil reais para dar num carro familiar, vale muito a pena, pelo que vimos nesse primeiro test-drive. O Volvo EX90 é uma obra-prima de tecnologia e no Brasil já existe uma boa rede de carregadores elétricos rápidos nas estradas, cobrindo várias regiões. 

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