PUBLICIDADE

Limpador de para-brisa: descubra como preservar sua vida útil

É importante que o motorista tenha em mente que o limpador de para-brisa é um item de segurança do veículo, diz a especialista Luciana Félix

20 abr 2024 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários
Limpador de para-brisa em bom estado é fundamental em dias de chuva
Limpador de para-brisa em bom estado é fundamental em dias de chuva
Foto: Canaltech

Um item fundamental para o carro, que requer os devidos cuidados para estarem em perfeitas condições, principalmente em períodos chuvosos, é o limpador de para-brisas. Portanto, saber como cuidar do limpador de para-brisas corretamente é importante para que ele funcione perfeitamente em situações de chuva.

O Guia do Carro falou com a especialista em mecânica de automóveis, Luciana Félix, que deu algumas orientações para te ajudar a cuidar bem do seu limpador.

De acordo com Luciana, é importante que o motorista tenha em mente que o limpador de é um item de segurança do veículo. “Isso faz com que você mantenha essa peça sempre em boas condições, e com alguns cuidados que você pode fazer no seu dia a dia, ter uma economia financeira.”

Segundo Luciana, os cuidados começam pelo reservatório de água do limpador. “Muitas vezes as pessoas se esquecem de completar esse reservatório (que pode ser completado com água da torneira), e acabam acionando o limpador com as palhetas secas, diminuindo a sua vida útil.”

Para evitar que isso aconteça, a orientação de Luciana é de que o reservatório seja conferido pelo menos uma vez por semana.

Luciana Félix, especialista em mecânica: dicas importantes no Guia do Carro
Luciana Félix, especialista em mecânica: dicas importantes no Guia do Carro
Foto: Na Oficina / Guia do Carro

Uma prática usada por muitos motoristas que pode danificar o sistema do limpador de para-brisas é a adição de sabão ou detergentes no reservatório. “Não recomendo utilizar sabão no reservatório de água, pois esses produtos não têm os aditivos que protegem o esguicho, o motor e as mangueiras, que acabam sendo comprometidos com o uso de produtos inadequados no reservatório”, diz Luciana.

Luciana explica que existem no mercado produtos específicos de uso automotivo que podem ser colocados no reservatório do limpador de para-brisas. "Existem algumas pastilhas efervescentes recomendadas no mercado para o reservatório do limpador".

“Uma coisa importante sobre o reservatório é nunca misturar produtos. Se no reservatório foi usado um tipo de produto para limpar o para-brisa, o correto é utilizar primeiro todo esse produto e depois colocar uma água nova e um novo produto” explica Luciana.

Outra recomendação de Luciana para evitar surpresas durante a chuva é acionar o limpador pelo menos duas vezes por semana. “Isso é importante porque, quando você deixa o limpador de para-brisas apenas em uma posição, sem os acionar, eles não são lubrificados, e com isso a probabilidade de ele empenar e ressecar é muito maior.”

“É importante criar esse hábito, principalmente nos tempos quentes, por ser quando essas peças mais sofrem por estarem na parte externa do veículo”, afirma Luciana.

“Outra dica importante, se você precisa deixar o veículo parado por um longo período, o ideal é você deixar os limpadores de para-brisa levantados, pois se ele fica muito tempo nessa mesma posição, ele acaba empenando”, orienta Luciana.

“Sempre que possível, passe um pano seco nas pontas do limpador de para-brisas. Pelo menos uma vez por mês, deixe-o limpo porque isso ajudará a preservar a sua vida útil, gerando economia”, diz Luciana.

Luciana também recomenda observar se o limpador está correndo suavemente, ou se ele está muito devagar, ou se ele está rangendo e fazendo algum barulho. “É importante você ter essa consciência de uma escuta atenta e de uma visualização atenta nessas peças externas, porque você tendo esse cuidado, você vai verificar preventivamente se alguma coisa pode estar com problema.”

“É muito comum o motor do limpador de para-brisa danificar exatamente por tempo de uso ou por produto inadequado colocado no reservatório do limpador, e o motorista detectar isso somente quando está chovendo muito e você precisa de uma segurança de visibilidade”, diz Luciana.

Na hora de escolher a palheta do limpador é importante analisar os modelos disponíveis no mercado. “Hoje temos palhetas de silicone e palhetas de ferro. Gosto muito da palheta de silicone devido a sua aerodinâmica que limpa melhor o para-brisa. Mas cabe a cada motorista testar cada uma delas para ver qual atende melhor suas necessidades.”

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade