Licenciamento de carros em SP começa neste mês
Cerca de 21,9 milhões de veículos ainda precisam regularizar a situação no Estado; até junho, 7,9 milhões já haviam finalizado o processo
O calendário oficial de licenciamento de veículos em São Paulo para 2025 entrou em vigor nesta semana, que marca o início do segundo semestre.
Proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem quitar a taxa até o fim do mês para evitar penalidades. Em agosto, será a vez dos automóveis com finais 3 e 4, e assim por diante, seguindo o cronograma estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
Apesar do início oficial das cobranças só agora, muitos motoristas se anteciparam: até o dia 28 de junho, 7,9 milhões de veículos já haviam sido licenciados no estado. Ainda restam cerca de 21,9 milhões de motos, carros, utilitários e outros a regularizar a situação ao longo do ano.
Qual o valor do licenciamento em SP em 2025?
A taxa do licenciamento em 2025 é de R$ 167,74. O pagamento é obrigatório e está condicionado à quitação prévia do IPVA e de eventuais multas de trânsito.
E se não licenciar seu veículo no prazo?
A ausência do licenciamento configura infração gravíssima. Isso implica multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira de habilitação e possível remoção do veículo, que pode ser recolhido em qualquer abordagem e levado a um pátio autorizado.
No entanto, para facilitar a liberação, o Detran-SP agora oferece o serviço digital LIVE (Liberação Instantânea de Veículos), que permite solicitar a liberação do veículo diretamente pelo celular, assim que ele chega ao pátio - desde que todas as pendências financeiras estejam resolvidas.
Confira abaixo o calendário de licenciamento em São Paulo para 2025:
Calendário de licenciamento 2025 (veículos de passeio):
- Julho: finais de placa 1 e 2
- Agosto: finais 3 e 4
- Setembro: finais 5 e 6
- Outubro: finais 7 e 8
- Novembro: final 9
- Dezembro: final 0
Para caminhões e Caminhões-tratores:
- Setembro: finais 1 e 2
- Outubro: finais 3, 4 e 5
- Novembro: finais 6, 7 e 8
- Dezembro: finais 9 e 0
Os motoristas podem gerar a guia de pagamento pelo site ou aplicativo do Detran-SP, com a possibilidade de quitar à vista ou parcelar no cartão de crédito.
