Leapmotor B10 é o elétrico que faltava para a Stellantis
Cheio de tecnologias e com motor traseiro que gera 218 cv, Leapmotor B10 chega no final deste ano com preço de BYD Yuan Plus
Restando pouco para a estreia, a Leapmotor é a próxima grande novidade do grupo Stellantis no Brasil. A marca chinesa estreia no 2º semestre, entre agosto e setembro, para colocar a Stellantis na disputa direta contra BYD e GWM entre carros elétricos e híbridos. O primeiro a chegar será o SUV médio C10.
Fomos até Hangzhou, na China, conhecer a sede da Leapmotor, uma concessionária "modelo" da marca e, claro, todos os veículos. Naquele país, a jovem fabricante tem uma linha até bem extensa de modelos. Um deles o pequeno hatch T03, que era o mais cotado para o Brasil, mas não foi confirmado.
O SUV C10 assumiu a dianteira na preferência, como opção contra os líderes da categoria, GWM Haval H6 e BYD Song (nos modelos Pro, Plus e Premium). Entretanto, pensando em volume de vendas, o SUV B10, lançado em 2024 no Salão de Paris, é o que tem mais potencial.
Leapmotor B10, o mais promissor
Na China, o B10 surpreendeu ao receber 10 mil reservas em apenas uma hora de pré-venda. O modelo é feito por lá e tem duas versões disponíveis, ambas com motor elétrico traseiro.
O SUV promete bom desempenho. São 218 cv de potência e um torque máximo imediato de 24,5 kgfm. O que muda são as baterias: a versão de entrada tem uma de 56,2 kWh com alcance de 380 quilômetros, enquanto a segunda tem 67,1 kWh e autonomia para 460 km - segundo o ciclo global WLTP.
Em relação ao tamanho, o B10 também parece ser o produto mais promissor para o mercado brasileiro, já que deverá ser mais acessível que o C10, que tem 4,73 metros.
O SUV menor mede 4,51 m de comprimento por 1,88 m de largura e 1,65 m de altura. O entre-eixos tem 2,73 metros e o porta-malas recebe bons 420 litros - é maior que o do Jeep Compass, que tem 410 litros.
Interior do Leapmotor é minimalista e moderno
Tecnologia será o ponto forte do Leapmotor B10. O SUV utiliza a plataforma mais recente da marca chinesa, com uma unidade de comando que controla todos os sistemas do veículo.
Esta central gerencia a bateria, o motor elétrico, os assistentes semiautônomos do pacote ADAS e sistemas digitais. Para isso, conta com o chip Snapdragon 8155 da Qualcomm, famoso por sua alta velocidade de processamento.
Todos os recursos do carro são controlados por meio do multimídia no painel, com tela fixa de 14,6 polegadas. O sistema é realmente rápido e conectado, com diversos aplicativos e funções.
O SUV elétrico não tem botões no painel, apenas no volante. O display do quadro de instrumentos também é moderno e mostra gráficos e dados de bordo, além do avatar do SUV e de outros veículos ao redor.
Na China, o B10 conta com Lidar, que utiliza raios laser para medir a distância dos objetos ao redor. Este equipamento, de início, não será habilitado no Brasil, onde a tecnologia ainda será homologada.
Por fim, a lista de equipamentos não está definida para o Brasil, mas a unidade que conhecemos tinha conteúdo farto, com itens como teto solar panorâmico e carregador duplo sem fio para smartphones.
Quanto deve custar o Leapmotor B10?
Fica a expectativa em relação ao preço. Por dentro, o B10 combina espaço, bom acabamento e interior sofisticado. Mas não é luxuoso - há muito plástico a bordo. Por isso, deve ficar próximo dos rivais.
Seu concorrente direto será o BYD Yuan Plus, que tem tabela de R$ 229.800. Já o recém lançado Omoda E5 custa R$ 209.990. Mais para cima tem o Peugeot e-2008, com preço de R$ 259.990.
Será que o B10 vai se dar bem nessa disputa e fazer a Leapmotor se tornar conhecida no Brasil?