Lamborghini Temerario estreia no Brasil com V8 biturbo híbrido de 920 cv
Superesportivo é apresentado em São Paulo e encerra hibridização da linha; sistema HPEV combina motor 4.0 V8 a três motores elétricos
A Automobili Lamborghini apresentou o Temerario em 4 de dezembro, em São Paulo (SP). O modelo é um superesportivo híbrido com motor V8 biturbo e três motores elétricos. Depois do Lambo Revuelto, ele é o segundo HPEV da marca e encerra o ciclo de hibridização iniciado com o Urus SE. Sem dúvida, o Lamborghini Temerario é um “extra classe”, tipicamente italiano.
O sistema de propulsão combina um V8 biturbo 4.0 de 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm e 730 Nm entre 4.000 e 7.000 rpm com três motores elétricos, chegando a 920 cv de potência combinada. Um motor elétrico em posição P1 fica integrado ao alojamento do V8, entre o motor a combustão e o câmbio, e dois motores elétricos estão no eixo dianteiro, formando o eixo elétrico que também permite rodar apenas no modo elétrico.
A bateria de íons de lítio fica no túnel central e alimenta o eixo dianteiro elétrico, o motor P1 e a unidade de recarga. O eixo elétrico dianteiro opera em conjunto com o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo 2.0, com vetorização de torque elétrica e recuperação de energia nas frenagens.
O Lamborghini Temerario usa transmissão automática de dupla embreagem com oito marchas, instalada atrás do V8. A marcha à ré é mecânica. A combinação dos modos Città, Strada, Sport, Corsa e Corsa Plus com os programas Recharge, Hybrid e Performance gera 13 experiências de condução, incluindo Launch Control e modo Drift com três níveis.
O chassi é um spaceframe de alumínio com carroceria também em alumínio. A rigidez torsional aumenta mais de 20% em relação ao Huracán, com peso em ordem de marcha de 1.690 kg e relação peso/potência de 1,84 kg/cv.
A aerodinâmica inclui difusor traseiro maior, piso com geradores de vórtice, novos dutos de arrefecimento para freios e aumento de downforce traseira em relação ao Huracán EVO, com evolução adicional no pacote Alleggerita, que também reduz mais de 25 kg com peças em fibra de carbono, vidros mais leves e abafador de titânio.
O sistema de freios é o CCB Plus, com discos de 410 x 38 mm na dianteira e 390 x 32 mm na traseira, com pinças monobloco de alumínio de 10 pistões na frente e 4 atrás. Os pneus são Bridgestone Potenza Sport 255/35 ZR20 na dianteira e 325/30 ZR21 na traseira, com versões Potenza Race para pista, Potenza Sport Run-Flat e Blizzak LM005 para uso em inverno, todos desenvolvidos especificamente para o modelo.
No interior, o Lambo Temerario traz três telas (cluster de 12,3”, central de 8,4” e display de 9,1” para o passageiro), sistema de infotainment com mapas atualizáveis, integração com Apple CarPlay e Android Auto e interface que permite compartilhar conteúdos entre as telas. O sistema Lamborghini Vision Unit (LAVU) integra câmeras, telemetria 2.0, gravação de memórias e função de dashcam, com controle também pelo aplicativo Lamborghini Unica.
O sistema de som leva assinatura Sonus faber. Entre os recursos de conectividade e segurança estão o Lamborghini Connect Vehicle Tracking System, estatísticas remotas de uso e monitoramento do carro por smartphone ou Apple Watch.
Principais dados técnicos – Lamborghini Temerario
- Motor: V8 biturbo 4.0
- Potência motor a combustão: 800 cv @ 9.000–9.750 rpm
- Torque motor a combustão: 730 Nm @ 4.000–7.000 rpm
- Potência combinada (V8 + elétricos): 920 cv
- Bateria: íons de lítio no túnel central
- Transmissão: automática de dupla embreagem, 8 marchas
- Tração: eixo elétrico dianteiro + motor elétrico P1 integrado ao V8
- 0–100 km/h: 2,7 s
- Velocidade máxima: 343 km/h
- Frenagem 100–0 km/h: 32 m
- Chassi e carroceria: alumínio
- Peso em ordem de marcha: 1.690 kg
- Relação peso/potência: 1,84 kg/cv
- Pneus: 255/35 ZR20 (dianteira) e 325/30 ZR21 (traseira), Bridgestone Potenza Sport