Jeep ou Volkswagen: afinal, quem lidera o segmento SUV no Brasil?
A Jeep diz que é a montadora especialista em SUVs, enquanto a Volkswagen afirma que já vende mais SUVs do que a marca da Stellantis
Há dois anos o Volkswagen T-Cross lidera as vendas de SUVs no Brasil. Mas, desde o lançamento da dupla Renegade e Compass, na metade da década passada, a Jeep é vista como a rainha dos SUVs, a montadora que se especializou no chamados utilitários esportivos. Os próprios Renegade e Compass também foram campeões de venda. Mas esse reinado acabou?
Segundo a Volkswagen, sim. É a montadora alemã quem vende mais SUVs no Brasil, considerando todos os modelos oferecidos no mercado. E, de fato, os números da Fenabrave são incontestáveis. Mas a posse da coroa dos SUVs não necessariamente é da Volkswagen.
A soma dos modelos da Volkswagen (T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan) é superior, em 2024 (janeiro a novembro), à soma dos modelos da Jeep (Renegade, Compass, Commander, Wrangler e Grand Cherokee). Compare as vendas abaixo.
Volkswagen
- T-Cross - 74.004
- Nivus - 51.357
- Taos - 15.634
- Tiguan - 2.812
Jeep
- Renegade - 49.894
- Compass - 45.341
- Commander - 15.216
- Wrangler e Grand Cherokee - cerca de 600 carros
Portanto, a Volkswagen vendeu mais de 143 mil SUVs este ano e a Jeep vendeu cerca de 111 mil. Considerando as marcas, portanto, a Volkswagen é a que vende mais SUVs no Brasil. Entretanto, é preciso considerar que a Stellantis reposicionou o Jeep Renegade, aumentando seu preço, para permitir a entrada dos SUVs da Fiat, Pulse e Fastback, a partir de 2022.
A Fiat sozinha vendeu mais de 78 mil carros no segmento SUV em 2024: foram 43.754 unidades do Fastback e 35.114 unidades do Pulse. Mesmo sem contar outras marcas, como a Peugeot e a Citroën, a Stelantis (Jeep + Fiat) passa de 189 mil vendas este ano.
Portanto, a Volkswagen se considera líder e a Stellantis também. Como negócio automotivo, a Stellantis ainda dá as cartas. Como marca isolada, entretanto, não há dúvidas: a Volkswagen superou a Jeep. E o VW T-Cross se tornou um sucesso tão grande que, sozinho, soma quase tantas vendas quanto a dupla Pulse e Fastback, da Fiat.
Este ano, de janeiro a novembro, o segmento SUV já emplacou cerca de 850 mil unidades. É o segmento-chave para as montadoras, por garantir grandes volumes e bons lucros. Por isso, a Volkswagen em breve vai lançar o Tera, para competir com o Fiat Pulse, e a Jeep vai lançar o Avenger, com uma plataforma mais moderna e mais competitiva.