Jeep Grand Cherokee de 5 lugares estreia com versão híbrida
Quinta geração do novo Jeep Grand Cherokee é revelada com novidades por dentro e por fora; SUV conta com versão híbrida plug-in de 375 cv
A Jeep revelou nesta quarta-feira (29) o novo Grand Cherokee de 5 lugares. Totalmente renovado, a quinta geração do SUV chega com design semelhante ao do Grand Cherokee de 7 lugares, que foi revelado em janeiro deste ano. Com direito até mesmo a uma inédita versão híbrida plug-in 4xe, as primeiras unidades do novo Jeep Grand Cherokee chegam ao mercado americano já no último trimestre de 2021.
Por fora, o design teve algumas mudanças em relação ao Grand Cherokee L, de 7 lugares. A principal diferença é o porte do modelo menor. De acordo com a Jeep, o novo Grand Cherokee mede 4,91 m de comprimento -- 29 cm a menos do que a versão de 7 lugares -- e tem um entreeixos de 2,96 m, exatos 12,7 cm a menos do que o modelo maior. Já a largura é igual, com 2,15 m.
A dianteira é praticamente a mesma do modelo de 7 lugares, e traz faróis de led de formato retangular e a tradicional grade dianteira de sete fendas da Jeep. O novo Grand Cherokee de 5 lugares, no entanto, traz a entrada de ar do para-choque com design mais esportivo e detalhes de acabamento em preto fosco.
Na lateral, as rodas de 18’’ a 21’’ contam com design inédito e o SUV pode ter pintura em dois tons. Na parte de trás, as lanternas de led são interligadas por uma barra horizontal que traz o logotipo da Jeep. A placa é localizada na tampa do porta-malas, e o para-choque traz um aplique de plástico preto na parte inferior.
Por dentro, o modelo traz acabamento luxuoso. O painel de instrumentos digital e a central multimídia têm telas de 10,1’’. Como opcional, a Jeep ainda oferece uma tela extra de 10,25’’ para o passageiro da frente. Além disso, os compradores podem optar por uma tela de 10,25 polegadas para o passageiro dianteiro e pelo sistema de som assinado pela McIntosh, com 19 alto-falantes e 950W de potência.
Para os ocupantes da segunda fileira, há telas de 10,1’’ com suporte ao serviço de streaming Amazon Prime Video e conectividade 4G. Dentre os equipamentos de segurança, o novo Jeep Grand Cherokee oferece controle de cruzeiro adaptativo, sensores de detecção de pedestres e obstáculos, frenagem automática de emergência e sistemas de alerta e manutenção em faixa e detecção de tráfego cruzado e de pontos cegos.
Sob o capô, o destaque do novo Jeep Grand Cherokee é a inédita versão híbrida plug-in 4xe. Ela traz um motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina associado a dois motores elétricos. Juntos, eles oferecem 375 cv de potência e 636 Nm de torque e tração nas quatro rodas. De acordo com a Jeep, é possível rodar até 40 km em modo totalmente elétrico. O câmbio é um automático de 8 marchas e o Grand Cherokee também oferece opções V6 e V8 de até 357 cv.
Disponível nas versões Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, o novo Jeep Grand Cherokee terá as primeiras unidades entregues mercado americano ainda este ano. No entanto, o modelo ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Caso realmente venha, o novo SUV deve chegar apenas em 2022, com preços mais altos do que a geração atual.