Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jeep comemora 10 anos de produção no Brasil na fábrica de Goiana (PE)

Inaugurada em abril de 2015 com o Renegade, a fábrica de Goiana (PE) também produz hoje os Jeep Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage

16 abr 2025 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários
Jeep Renegade foi o primeiro carro feito na fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
Jeep Renegade foi o primeiro carro feito na fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
Foto: Stellantis/Divulgação

Inaugurada em abril de 2015, a fábrica da Stellantis em Goiana (PE) completa 10 anos em 2025. A unidade, que estreou com a produção do Jeep Renegade, também marca uma década do início da produção dos carros da marca americana no país. Atualmente, a unidade também produz os SUVs Jeep Compass, Commander e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage. A picape da Fiat também é produzida como Ram 1000 para exportação.

Vale recordar que a história da Jeep no Brasil vem de longa data, desde fim dos anos 1940, com a montagem de unidades CKDs no país, passando pela produção na fábrica da Willys Overland, em São Bernardo do Campo (SP), e também em Jaboatão dos Guararapes (PE), nas décadas de 1950 e 1960. 

Renegade, Commander e Compass: juntos, somam 1 milhão de vendas para a Jeep
Renegade, Commander e Compass: juntos, somam 1 milhão de vendas para a Jeep
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Em 2015, a fábrica de Goiana (PE) deu início a produção do Jeep Renegade no Brasil, ainda nos tempos em que o grupo Stellantis não existia, e que a parceria entre a Fiat e a Jeep era chamada de FCA (Fiat Chrysler Automobiles). O modelo, que é produzido até hoje, foi um dos responsáveis por popularizar a marca no país. Logo em seguida, a unidade passou a produzir a picape Fiat Toro e o Jeep Compass, ambos em 2016. 

Em 2021, a fábrica recebeu mais um modelo: o Jeep Commander. Com sete lugares e baseado no Compass, o SUV é o maior carro feito na fábrica. Já em 2023, a fábrica pernambucana iniciou a produção do Ram Rampage, primeiro carro exclusivo da marca desenvolvido fora dos EUA. 

Fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
Fábrica da Stellantis em Goiana (PE)
Foto: Stellantis/Divulgação

Para os próximos anos, a unidade fabril se prepara para o início da produção de veículos eletrificados. Considerando de abril de 2015 até hoje, a Jeep já vendeu mais de 1,1 milhão de SUVs no país. No primeiro trimestre deste ano, a marca registrou 26.580 emplacamentos, um crescimento de 4% em comparação com o primeiro trimestre de 2024.

A Jeep segue com uma participação de 5,1% no mercado brasileiro, e é a sétima mais vendida do mercado nacional. No último mês, a Jeep somou 8.170 unidades vendidas, segundo a Fenabrave. Grande parte das vendas da Jeep no país vem dos três SUVs produzidos pela marca em Goiana (PE): Renegade, Compass e Commander. 

Fábrica da Stellantis em Goiana (PE) produz o Jeep Commander
Fábrica da Stellantis em Goiana (PE) produz o Jeep Commander
Foto: Stellantis/Divulgação

Desde abril do ano passado, a Jeep lançou o motor 2.0 turbo Hurricane de 272 cv ao Compass e Commander, novas versões para o Renegade e ampliou a garantia para 5 anos em toda a gama nacional. Entre os importados, a marca reposicionou os modelos Wrangler e Gladiator. Já em 2025, o Jeep Commander já apresentou uma nova motorização 2.2 turbodiesel de 200 cv.

Siga o Guia do Carro no YouTube

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade