Híbridos plug-in representaram 81% dos eletrificados vendidos em outubro
Levantamento da Tupi Mobilidade/ABVE Data mostra aumento das vendas de carros eletrificados no Brasil, com destaque para híbridos plug-in
Faltando dois meses para o fim de 2025, os veículos elétricos plug-in se consolidam como o principal fator de crescimento do mercado de eletrificados leves no Brasil. De acordo com os números do levantamento Tupi Mobilidade/ABVE Data, dos 168.798 eletrificados comercializados de janeiro a outubro, 81,6% são veículos plug-in (138.088).
Para efeito de comparação, no mesmo período de 2024, os elétricos plug-in correspondiam a 71% das vendas de eletrificados, o que representa um aumento de 10,6 pontos percentuais em 2025. O número não considera veículos do tipo híbrido leve (ou micro-híbridos), com sistemas mais simples.
As vendas de eletrificados em 2025 (BEV+PHEV+HEV+HEV flex) também se consolidaram em outubro na faixa de 8% de participação (market share) sobre as vendas domésticas totais do setor automotivo no mesmo período.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a expansão dos corredores elétricos e dos pontos de recarga públicos e semipúblicos foi um dos motivos para o crescimento das vendas de carros eletrificados. Em dezembro de 2020, eram 350 pontos de recarga, enquanto em agosto de 2025 o número subiu para 16.880. Outro motivo é a crescente oferta de modelos nacionais e importados.
Outubro
Em outubro, o mercado de eletrificados leves emplacou 21.369 veículos, praticamente o mesmo patamar de setembro (20.342). Já sobre outubro de 2024 (16.033) há um aumento de 33%. A participação de mercado dos veículos leves eletrificados no último mês foi de 8,6% em relação ao total geral de vendas dos veículos leves no mês (247.877). Em outubro de 2024, essa participação era de 6,4%.
Plug-in
Dos 21.369 eletrificados vendidos em outubro, 81,7% (17.444) foram elétricos plug-in (BEV e PHEV), sendo que os PHEV foram responsáveis por 44,3% (9.458), e os BEV 100% elétricos por 37,4% (7.986). Em setembro, a participação dos plug-in sobre o total de eletrificados foi de 76,7% (16.363). Em outubro de 2024 (12.070), de 75,3%.
Os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas em outubro, com 9.458 unidades. Esse total representa um aumento de 15,4% sobre setembro (8.194) e de 58,7% sobre outubro de 2024 (5.961). As 7.986 unidades de BEV 100% elétricos (BEV) em outubro representam 37,4% das vendas de eletrificados no mês. Sobre setembro (8.169), houve uma queda de 2,2%. E sobre outubro de 2024 (6.109), um aumento de 30,7%.
Híbridos
Já os híbridos (HEV e HEV Flex) totalizaram 3.925 unidades vendidas em outubro, o que equivale a 18,3% do total de eletrificados do mês. Os HEV foram responsáveis por 10,1% (2.166) e os HEV Flex por 8,2% (1.759). Em setembro, a participação dos híbridos sobre o total de eletrificados leves tinha sido de 23,3% (4.979). Em outubro de 2024 (2.848), essa participação foi de 17,8%.
Os híbridos puros (HEV) totalizaram 2.166 unidades, ou 2,1% a mais em relação a setembro (2.122). Já sobre outubro de 2024 (1.391), há um expressivo crescimento de 55,7%. Os HEV Flex, alcançaram 1.759 vendas em outubro. Uma queda de 63% em relação a setembro (2.867) e um crescimento de 9,5% em relação a outubro de 2024 (1.606).
Veículos leves eletrificados por tecnologia no Brasil em outubro de 2025:
- PHEV: 9.458 (44,3%)
- BEV: 7.986 (37,4%)
- HEV: 2.166 (10,1%)
- HEV FLEX: 1.759 (8,2%)
- TOTAL: 21.369
Micro-Híbridos
As vendas de micro-híbridos (MHEV) totalizaram, em outubro, o total de 6.381 unidades, com aumento de 10,4% sobre setembro (5.777). Os MHEV 12V foram responsáveis por 69,5% das vendas desse segmento (4.433), e tiveram um aumento de 6,3% em relação a setembro (4.341). Já os MHEV 48V ficaram com os 30,5% restantes (1.948), registrando um crescimento de 35,6% no comparativo com setembro (1.436).
Ônibus
Em outubro, o mercado brasileiro emplacou 87 ônibus elétricos, com crescimento de 107% sobre o mês anterior (42) e de 67,3% sobre outubro de 2024 (52). De janeiro a outubro, o total de ônibus elétricos emplacados atinge 636 unidades - aumento de 145,6% em relação ao mesmo período de 2024 (259). Dos 87 ônibus elétricos de outubro, 16% (14 unidades) foram emplacados em Aracaju (AL), ampliando a participação do Nordeste na rota de eletrificação do transporte público.
Nordeste e Sul registram crescimento de carros eletrificados
A geografia da eletromobilidade no Brasil revela um avanço tecnológico que ocorre de forma heterogênea entre as regiões do país. Mas as regiões Nordeste e Sul vêm aumentando gradualmente sua participação nas vendas de veículos eletrificados no país, puxados pelas respectivas capitais dos estados. No caso dos modelos BEV 100% elétricos, as duas regiões somadas (42,6%) superaram a participação do Sudeste (30,7%), entre janeiro e outubro de 2025.
Vendas de veículos leves eletrificados por regiões brasileiras em outubro 2025:
- Sudeste: 9.603 (45%)
- Sul: 3.976 (18,6%)
- Nordeste: 3.417 (16%)
- Centro-Oeste: 3.405 (15,9%)
- Norte: 968 (4,5%)
Os 5 estados que mais venderam veículos eletrificados leves em outubro de 2025:
- São Paulo: 6.373 (29,8%)
- Distrito Federal: 2.253 (10,5%)
- Paraná: 1.463 (6,8%)
- Minas Gerais: 1.416 (6,6%)
- Rio de Janeiro: 1.278 (6,0%)
Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em outubro de 2025:
- São Paulo: 2.488 (11,6%)
- Brasília: 2.253 (10,5%)
- Belo Horizonte: 800 (3,7%)
- Rio de Janeiro: 726 (3,4%)
- Curitiba: 707 (3,3%)