Helicóptero russo voa a 8.600 m e bate recorde mundial de altitude
27 ago2012 - 09h58
(atualizado às 12h36)
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O helicóptero de passageiros Mim-38, de fabricação russa, bateu o recorde mundial de altura na categoria entre 10 e 20 t após alcançar nesta segunda-feira 8.600 m durante uma competição esportiva organizada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), nos arredores de Moscou.
Helicóptero russo Mim-38 bateu o recorde de altura
"A marca foi batida por Vladimir Kutanin (primeiro piloto), Salavat Sadriyev (segundo piloto), Oleg Repetilo (navegante) e Igor Klevantsev (engenheiro de bordo), tripulação de provas da fábrica de Milia (Moscou), integrada no consórcio Helicópteros da Rússia", explicou um comunicado da companhia. O recorde anterior de altura nesta categoria (8.500 m) também pertencia a uma tripulação russa.
O novo helicóptero Mim-38, cuja fabricação em série está prevista para 2015, é desenhado para o transporte de passageiros ou cargas, embora também possa ser usado em trabalhos de rastreamento e resgate.
O Mim-38 conta com um sistema de pouso de emergência na água e pode voar em condições meteorológicas extremas, com temperaturas que vão de cinquenta graus negativo até 60 positivo.
Airbus ACJ318
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
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Airbus ACJ318
Foto: Léo Pinheiro / Terra
A Embraer apresentou pela primeira vez no Brasil, nesta quarta-feira, na feira de aviação Labace 2012, em São Paulo, o seu avião executivo mais caro, avaliado em US$ 53 milhões
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Trata-se do Lineage 1000, um modelo de luxo de longa distância, feito a partir da plataforma do Embraer 190 - que já faz parte da frota de companhias como a Azul Linhas Aéreas
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O jato executivo tem capacidade para até 19 passageiros, sem contar com a tripulação
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O jato da Embraer possui autonomia máxima de cerca de oito mil km - o que equivale a um trecho entre as cidades de São Paulo e Lisboa, em Portugal
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Desde o seu lançamento, em 2009, já foram entregues 12 unidade do Lineage, para clientes do Oriente Médio e China
Foto: Léo Pinheiro / Terra
No Brasil, a Embraer ainda ainda não comercializou nenhuma unidade, mas enxerga um mercado em potencial
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O País é o segundo que mais compra jatos executivos atualmente, e o terceiro na frota mundial desse tipo de avião, com cerca de 720 jatos, atrás do México, com 770 unidades, e Estados Unidos, com 11 mil unidades
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Há apenas um Lineage 1000 em posse da presidência, desde o final do ano passado, emprestado pela empresa - e sem "data de devolução"
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O modelo é usado pelo governo para viagens pela América Latina e possui a configuração clássica
Foto: Léo Pinheiro / Terra
O modelo utilizado pelo governo possui cinco áreas distintas de cabine com espaço para sala de jantar, sala de estar, sala de reuniões e até um quarto com cama de casal
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Entre os confortos do avião "super-luxo" estão conexão com internet e monitores de 42 polegadas
Foto: Léo Pinheiro / Terra
A Embraer não revela quantos modelos do jato pretende comercializar no País
Foto: Léo Pinheiro / Terra
A empresa tem como público alvo empresas de grande porte
Foto: Léo Pinheiro / Terra
Em média, um Lineage 1000 demora cerca de seis meses para ser fabricado, dependendo de sua configuração